Menu fechado

Metrologia Legal

A metrologia é a ciência que abrange todos os aspectos teóricos e práticos relativos às medições, qualquer que seja a incerteza em qualquer campo da ciência ou tecnologia. Fonte: (http://www.inmetro.gov.br/metcientifica/)

A metrologia legal é a área da metrologia relacionada às exigências legais, técnicas e administrativas referentes às unidades de medida, aos métodos e instrumentos de medição, que são desenvolvidas por órgãos competentes. Objetiva fundamentalmente proteger o consumidor garantindo que as unidades de medida, os métodos e os sistemas de medição, usados em transações comerciais, estejam de acordo com as exigências técnicas e legais obrigatórias.

Neste contexto, o Imetro/SC tem como principais atribuições:

  • Assegurar a confiabilidade metrológica de instrumentos de medição usados em transações comerciais tais como, por exemplo, bombas medidoras de combustíveis, balanças, medidores de comprimento de fios e taxímetros, dentre outros com intuito principal de proteção do consumidor.
  • Também assegurar a confiabilidade metrológica de instrumentos de medição usados nas relações comerciais e com finalidades probatórias, por exemplo, balanças rodoviárias, industriais e de pesagem automática, veículos tanques rodoviários, medidores de velocidades (radares), etilômetros (bafômetros), dentre outros.
  • Garantir a confiabilidade das medições de instrumentos tais como: termômetros clínicos, medidores de pressão arterial, dentre outros, colaborando para melhoria de serviços na área da saúde.
  • Oferecer serviços de verificação metrológica de analisadores de gases usados para determinar a emissão de poluentes em veículos automotores, contribuindo para o controle da poluição atmosférica.

Uma das mais importantes atribuições do Imetro/SC é assegurar ao consumidor a confiança nas medições feitas por instrumentos usados nas transações de compra e venda e na área da saúde. Assim, instrumentos como, por exemplo, balanças, bombas medidoras de combustíveis, taxímetros, medidores de pressão arterial e termômetros, dentre muitos outros, são verificados por 21 equipes de metrologistas, de forma contínua e com periodicidade pré-estabelecida.
Instrumentos de medição novos, fabricados em Santa Catarina como, por exemplo, balanças, termômetros clínicos, esfigmomanômetros e medidores de fio também são verificados pelo Imetro/SC antes de serem comercializados ou expostos à venda.

Cartaz tara do recipiente em quilograma (kg) – versão colorida
Cartaz tara do recipiente em quilograma (kg) – versão preto e branco
Cartilha orientativa para Postos Autorizados de Cronotacógrafos – PAC
Cartilha para balanças