Menu fechado

Perguntas Frequentes

Índice

  1. Metrologia

Metrologia

Vou abrir uma padaria. Qual balança devo comprar e a quais aspectos devo me atentar?

A Portaria nº 181 de 21 de abril de 2021 do Inmetro determina que o pão francês, ou de sal, deverá ser comercializado somente a peso. Também deve possuir uma indicação do valor por quilograma (R$/kg) em local de fácil visualização pelo cliente. Por fim, a balança deve ser de modelo aprovado pelo Inmetro com menor divisão igual ou inferior a 5 g (cinco gramas) e indicação de massa medida (peso) e preço a pagar.

Vou abrir um estabelecimento de comércio de comida para consumo imediato (restaurante, sorveteria, etc.). Qual balança devo comprar e a quais aspectos devo me atentar?

Com a revogação da Portaria Inmetro nº 97/2000 que ditava normas para estes tipos de estabelecimento, o Inmetro verifica apenas se a balança tem modelo aprovado e se está medindo corretamente.

Como saber se uma balança tem modelo aprovado pelo Inmetro?

Toda balança com modelo aprovado pelo Inmetro deve possuir uma placa com as inscrições obrigatórias, em português, contendo marca ou nome do fabricante, indicação de classe de exatidão em algarismos dentro de um campo em forma oval, número da Portaria de Aprovação de Modelo*, carga máxima, carga mínima e menor divisão.

Como faço uma reclamação sobre uma bomba medidora ou balança que desconfio que esteja me lesando?

Envie um e-mail para ouvidoria@imetro.sc.gov.br ou entre em contato pelo telefone 0800 643 5200.
A denúncia deve conter o relato do ocorrido, assim como o nome e endereço do denunciado. A fim de otimizar o atendimento e devido ao grande número de denúncias, o denunciante deverá seguir as instruções abaixo:
Balanças: caso o estabelecimento possua várias balanças, informar o setor no qual a balança é utilizada.
Bombas medidoras: se possível, encaminhe o cupom fiscal da operação realizada. Caso não seja possível, informe o número da bomba medidora ou sua localização geográfica dentro do posto.

A denúncia garante o total sigilo do denunciante.

IMPORTANTE: denúncias de combustíveis adulterados (batizados) devem ser encaminhadas à Agência Nacional do Petróleo (ANP) pelo endereço http://www.anp.gov.br/fale-conosco ou telefone 0800 970 0267

Como posso agendar a verificação de um taxímetro ou veículo tanque rodoviário?

Acesse o site www.imetro.sc.gov.br e busque a opção desejada no Portal de Serviços.

Como agendar a verificação de opacímetros ou analisadores de gases?

Envie um e-mail para verifica@imetro.sc.gov.br incluindo a solicitação do agendamento, os dados da empresa e dos instrumentos.

Como posso saber se um radar está legalizado pelo Inmetro?

No endereço https://servicos.rbmlq.gov.br/, clique em “Consulta de Instrumentos”. Selecione o tipo de instrumento “Medidor de Velocidade” e preencha o máximo de dados solicitados. Não há necessidade de preencher todos os campos, porém, quanto mais filtros adicionados, melhor a pesquisa.

Como posso saber se um há um mecânico autorizado pelo Inmetro de balanças ou outros instrumentos em minha cidade?

No site https://servicos.rbmlq.gov.br/, clique e, “Serviços” e selecione “Consulta de Oficinas Permissionárias”, informando o estado, município e espécie de instrumento.

Voltar ao índice