Menu fechado

Coordenadoria de Controle Interno

Informações Institucionais

Coordenadora de Controle Interno
Juliana Fernandes

Telefones
(48) 3381-5246
(48) 98841-0774

Endereço
Rua Do Iano, 1791
Bairro Nossa Senhora do Rosário
São José/SC

e-mail
controleinterno@imetro.sc.gov.br

O que é o Controle Interno?

O Controle Interno compreende “o plano de organização e todos os métodos e medidas adotadas pela administração governamental para salvaguardar seus ativos, desenvolver a eficiência nas operações, estimular o cumprimento das políticas administrativas prescritas, verificar a exatidão e fidelidade dos dados orçamentários, financeiros, operacionais, patrimoniais, contábeis e de pessoal e a exação no cumprimento de leis e regulamentos; (art. 2º, II do Decreto n. 2056/2009)”.

No Estado de Santa Catarina, o Sistema de Controle Interno – SCI foi instituído, no âmbito do Poder Executivo, sob a forma de sistema administrativo por meio da Lei Complementar – LC nº 284, de 28 de fevereiro de 2005. Atualmente o SCI tem suas regras estabelecidas pela LC nº 741, de 7 de maio de 2007 e decretos.

O Decreto Estadual n.º 2.056/2009 regulamenta o controle interno, descrevendo suas finalidades, da sua estrutura, da competência dos órgãos setoriais, das técnicas e tipos de controle, da atividade de contabilidade, da atividade de auditoria interna, das fases da auditoria interna.

A Coordenadoria de Controle Interno do Imetro-SC foi instituída e está em pleno funcionamento a partir da publicação da Ato n.º 1582, de 05 de julho de 2019, publicado(a) no DOE nº 21.050, de 05/07/2019, que designou a servidora Juliana Fernandes, estando vinculada ao gabinete da Presidência.

Como funciona?

O Controle Interno acompanhará a execução dos atos e apontará, em caráter sugestivo, preventivo ou corretivamente, as ações a serem desempenhadas. Além disso, note-se o caráter opinativo do Controle Interno, haja vista que o gestor pode ou não atender à proposta que lhe seja indicada, sendo dele a responsabilidade e risco dos atos praticados.

Qual o objetivo?

O Controle interno tem como objetivo avaliar a ação governamental, da gestão dos administradores e também da aplicação dos recursos. Além desses elementos, o controle interno possui ação fiscalizatória sobre as operações contábeis, financeiras, orçamentárias, operacionais, patrimoniais e de pessoal e a exação no cumprimento de leis e regulamentos.

Pra que serve?

Os controles internos servem para auxiliar o gestor no cumprimento de sua missão tendo em vista a necessidade de conhecimento daquilo que ocorre no Estado, voltado para técnicas modernas de administração (planejamento e gestão). Antes de ser um meio de fiscalização, os controles internos têm cunho preventivo, pois oferecem ao gestor público a tranquilidade de estar informado da legalidade e legitimidade dos atos de administração que estão sendo praticados, da viabilidade ou não do cumprimento das diretrizes e metas estabelecidas, possibilitando a correção de eventuais desvios ou rumos de sua administração.

Canal de relacionamento

Envie suas dúvidas ou sugestões por meio do e-mail controleinterno@imetro.sc.gov.br.
É importante que o servidor quando for realizar sua consulta, exponha com clareza sua dúvida, de modo a ser bem compreendido.

 

RELATÓRIO DO CONTROLE INTERNO SOBRE A PRESTAÇÃO DE CONTAS DE GESTÃO – EXERCÍCIO 2019
RELATÓRIO DO CONTROLE INTERNO SOBRE A PRESTAÇÃO DE CONTAS DE GESTÃO – EXERCÍCIO 2020
RELATÓRIO DO CONTROLE INTERNO SOBRE A PRESTAÇÃO DE CONTAS DE GESTÃO – EXERCÍCIO 2021
RELATÓRIO DO CONTROLE INTERNO SOBRE A PRESTAÇÃO DE CONTAS DE GESTÃO – EXERCÍCIO 2022
RELATÓRIO DO CONTROLE INTERNO SOBRE A PRESTAÇÃO DE CONTAS DE GESTÃO – EXERCÍCIO 2023