Menu fechado

GNV Equipamentos

Somente oficinas registradas no INMETRO estão qualificadas para realizar a instalação e manutenção do equipamento para GNV, garantindo o bom funcionamento do sistema de combustível original de seu veículo (gasolina/álcool/diesel) e do sistema de GNV.

Instalações irregulares ou sem o uso das peças originais que compõem o “kit” de conversão, além de colocar sua vida em risco, podem desregular o motor de seu veículo, comprometendo sua vida útil, e ainda emitir poluentes atmosféricos.

Utilize somente cilindros apropriados para acondicionar GNV, pois eles são feitos para resistir à pressão de abastecimento.

Os cilindros apropriados para conter GNV saem da fábrica com o Selo de Conformidade, de cor verde, que contém a marca do INMETRO, a identificação do OCP (Organismo de Certificação de Produto), número sequencial, número de licença, dados do fabricante e data de fabricação.

O cilindro de GNV deve ser inspecionado após 5 anos de uso, por uma empresa requalificadora licenciada pelo OCP. Recebe, então, em substituição ao Selo de Conformidade, um Selo de Requalificação de cor azul contendo a marca do INMETRO, a identificação do OCP (Organismo de Certificação de Produto), número seqüencial, número de empresa certificada, dados da empresa requalificadora, data de requalificação e da próxima requalificação (5 anos).

Importante:

  • Mantenha bem aparafusadas as cintas que prendem o cilindro de GNV. Nunca solde o cilindro de GNV.
  • Nunca mexa no dispositivo de segurança das válvulas. Se for detectado algum problema, procure uma oficina requalificadora de sua confiança, licenciada por um OCP.
  • Se o cilindro de GNV for exposto a uma forte fonte de calor, procure uma oficina de requalificação para que seja efetuada a troca.
  • Não exponha o cilindro a produtos corrosivos.
  • Não reutilize o cilindro de GNV para acondicionar outros tipos de gases.
  • Não transfira GNV de um cilindro para o outro.
  • Nunca o utilize como combustível ou gás de cozinha ou ar comprimido.