Menu fechado

Univali e Imetro discutem ampliação de acordo de cooperação técnica

O presidente do Instituto de Metrologia de Santa Catarina (Imetro-SC), Alexandre Soratto, visitou a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) nesta quinta-feira, 14, com o objetivo de conhecer algumas estruturas do campus Itajaí e ampliar o acordo de cooperação técnica mantido entre as instituições.

A equipe do Imetro foi recebida na reitoria e a visita contemplou ainda setores como a Central de Laboratórios de Ensaios Analíticos (CLEAn) e o Laboratório de Pesquisa Tecnológica em Engenharia (Latec), bem como uma apresentação do Projeto de Gestão de Obras (PGO).

Reunião Univali Imetro (1).jpeg#PraTodosVerem Imagem mostra seis homens em uma sala de reuniões. Ao fundo aparece a logomarca da Univali. 

A intenção é fortalecer o acordo de cooperação e fomentar a acreditação dos laboratórios de pesquisa, além da realização de treinamentos.

“Para nós do Instituto de Metrologia do Governo de Santa Catarina, a Univali é uma referência em pesquisa, extensão e ensino e um dos grandes propulsores do desenvolvimento econômico da região do Vale do Itajaí e do Estado. Estamos buscando o aprimoramento do nosso acordo de cooperação técnica, principalmente em áreas como a acreditação de laboratórios, capacitação em metrologia legal e segurança de produtos, assim como o intercâmbio de especialistas”, afirmou Soratto.

O Imetro atua com o intuito de assegurar o comércio justo, protegendo o consumidor e a concorrência leal nas relações de consumo. O instituto exerce atividades relacionadas à vigilância de mercado nas áreas da metrologia legal e da avaliação da conformidade.

Reunião Univali Imetro (2).jpeg

“A visita que recebemos hoje foi muito proveitosa e já alinhamos outras atividades nas unidades do Imetro em São José e Tubarão para o desenvolvimento de projetos que possam auxiliar nas demandas de fiscalização do instituto. A ideia é que possamos colaborar com ferramentas e tecnologias nos processos de avaliação da conformidade já realizados”, enfatizou o reitor, professor Valdir Cechinel Filho.

A reunião contou ainda com a presença do vice-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, professor Rogério Corrêa, do gerente de Prestação de Serviços da Univali, Heverton Fernando Moreno, do diretor Administrativo e Financeiro do Imetro, Rafael Dall’Agnol e do gerente administrativo, Roberto Borba.

Por Roberta Ramos|14/03/2024/ Univali