Menu fechado

Técnicos e fiscais do Imetro-SC fazem treinamentos para inspeção de compressores de ar e vasos de pressão

Grupo de profissionais visitam revendedoras de equipamentos para instrução e teste no novo equipamento

O Imetro-SC (Instituto de Metrologia de Santa Catarina) seguindo os termos de estudo da portaria 255/2014 do Inmetro, por meio da sua Diretoria de Qualidade, está realizando o treinamento com o IBL (Instituto Brasil Legal) para fiscalização de compressores de ar e vasos de pressão. Os palestrantes Cléber Medeiros e Paulo René Câmara apresentaram o equipamento de ultrassom portátil e toda parte teórica para a utilização do aparelho durante uma fiscalização. Esta inspeção visa evitar riscos de rompimento e explosão de compressores, autoclaves, vasos de pressão e caldeiras, garantindo a seguridade dos trabalhadores.

Para esclarecer, vasos de pressão são recipientes que retêm líquidos ou gases a uma pressão que difere substancialmente da pressão externa. Algumas aplicações de vasos de pressão incluem caldeiras, compressores e armazenamento de produtos químicos. Embora os vasos de pressão sejam extremamente úteis e provavelmente continuem sendo usados indefinidamente no futuro, eles podem ser problemáticos. Assim, a inspeção de vasos de pressão é uma prática necessária e inteligente para quem deseja evitar um acidente que possa resultar em tempo de inatividade não planejado, equipamentos danificados e ferimentos potencialmente fatais aos operadores.

Estão agendados treinamentos em empresas especializadas situadas nos municípios de São José e Florianópolis. Técnicos e fiscais do Imetro-SC estão convocados para colocar em prática as instruções aplicadas no treinamento.