Menu fechado

Simples assim

Você já parou para pensar no poder que tem a comunicação?

Seja para o bem ou para o mal, a comunicação está presente no dia a dia das pessoas e das organizações.

Para que seja efetiva, deve ser compreendida por quem está sendo comunicado e, portanto, deve ser simples, de fácil entendimento.

Há alguns anos, o Inmetro e o Imetro-SC têm empreendido esforços para tornar suas comunicações o mais simples possível, em especial aquela que está em documentos oficiais, que são de interesse de empresas e usuários dos serviços oferecidos.

Neste contexto, nossa servidora do Imetro-SC, Cristina Chiquetti recebeu o Prêmio InovInmetro, ao participar de um grupo de trabalho do Inmetro, que ficou em primeiro lugar na categoria linguagem simples. O grupo, coordenado pelo servidor Joel Franceschini, com participação de Rodrigo Neves e Gabrielle Cassol, dentre outros servidores do Inmetro aplicou a linguagem simples nas Notificações de Autuação emitidas pelos órgãos da rede de fiscalização do Inmetro em todo o Brasil.

Para se ter uma ideia do poder de uma comunicação simples, vamos a um exemplo de uma informação escrita de duas formas. No parágrafo seguinte, a informação é escrita de uma forma que é bem comum em documentos oficiais de órgãos públicos. E, no outro parágrafo, a mesma informação escrita com técnicas da linguagem simples.

Linguagem comumente utilizada:

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro é responsável pela regulamentação da metrologia legal e da avaliação da conformidade de produtos no Brasil. Dentre os instrumentos de medição regulamentados estão os IPNA – instrumentos de pesagem não automática, os esfigmomanômetros e os etilômetros. Produtos pré-medidos também são alvo da legislação do Inmetro, no que se refere à massa, ao volume, as dimensões e o número de unidades. Na área da avaliação da conformidade, alguns produtos regulamentados são: artigos infantis, materiais elétricos, peças automotivas e produtos têxteis.”

Linguagem simples:

 O Inmetro é o Órgão que cuida das medidas e da segurança de produtos no Brasil.

  • Nas medidas, as balanças do supermercado ou da padaria, os medidores de pressão arterial e os bafômetros são alguns exemplos de medidores controlados. O Inmetro verifica também o peso, o volume, o número de unidades e as dimensões de produtos que são embalados sem o acompanhamento do consumidor.
  • Quanto a segurança de produtos, o Inmetro estabelece regras para brinquedos, etiquetas das roupas, tomadas, interruptores e fios elétricos, pneus e freios, dentre muitos outros itens.”

A linguagem simples pressupõe o uso de frases curtas e palavras comuns para a maioria das pessoas, evitando termos técnicos, estrangeiros ou difíceis.

Um outro exemplo de uso da linguagem simples, agora aplicada em um texto oficial do Inmetro:

Texto original:

“A Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro, juntamente com organismos de acreditação congêneres de outros países, vem buscando estabelecer, por meio de cooperações regionais e internacionais de organismos de acreditação, acordos que possam promover a confiança daqueles que se utilizam dos resultados de ensaios e calibrações, assim como dos certificados emitidos por organismos de certificação acreditados para sistemas de gestão e produtos.

 Os acordos de reconhecimento mútuo entre organismos de acreditação são uma das formas mais efetivas de facilitar a eliminação da necessidade de re-ensaio de materiais e de produtos nos países importadores, problema identificado pela Organização Mundial do Comércio (OMC) como uma das maiores barreiras técnicas ao comércio.”

Texto com linguagem simples

Por meio de cooperações regionais e internacionais, a Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro vem estabelecendo diversos acordos de reconhecimento mútuo do Brasil, com organismos de acreditação de outros países.

 O objetivo é fortalecer o setor produtivo nacional, promovendo a confiança nos resultados de ensaios e calibrações, e na certificação de produtos e sistemas de gestão das empresas brasileiras.

 Benefícios dos acordos para os laboratórios, as certificadoras e as empresas:

  • maior aceitação internacional dos ensaios, calibrações e certificações;
  • eliminação de barreiras técnicas, como a necessidade de re-ensaio do produto no país importador;
  • redução de custos nas transações comerciais;
  • facilitação da circulação e do comércio de produtos.”

No Imetro-SC, seguimos a orientação do Governador Jorginho Mello de se aproximar do empresário catarinense com o objetivo de ajudá-lo. Estamos simplificando o entendimento da legislação do Inmetro para o setor produtivo e a comunicação simples está em nossas iniciativas.

 

 

 

 

 

 

 

Alexandre Soratto, pesquisador do Inmetro e presidente do Instituto de Metrologia de Santa Catarina.