Santa Catarina recebe Prêmio Nacional de Avaliação da Conformidade

Ainda no mês de novembro, os agentes fiscais de qualidade, Bruna Reche e Paulo Ricardo Delavechia, da Coordenadoria Regional de Chapecó, receberam o Prêmio Nacional de Avaliação da Conformidade (PNAC), com a proposta de Amostragem Representativa na Fiscalização da Qualidade. O evento de premiação ocorreu no estado de Campo Grande (MS) e contou com a presença do presidente do Instituto de Metrologia de Santa Catarina (Imetro/SC), Luiz Carlos Silva, dentre outras autoridades do Inmetro e da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade.

O projeto que deu a premiação ao Estado apresenta o método para identificar amostras representativas de estabelecimentos a serem visitados pelos Agentes Fiscais. A técnica de amostragem adotada baseia-se no conceito de proporção da matemática, pela qual, quanto maior for a quantidade de estabelecimentos que atuam em determinado setor produtivo, maiores serão os esforços de fiscalização. “Esse método inovou o planejamento da fiscalização da qualidade em Santa Catarina e os resultados de sua implantação proporcionaram maior efetividade no acompanhamento de mercado, aumento de produtividade dos fiscais”, destaca Silva.

Estudos realizados pelo Grupo de Trabalho de Indicadores da Rede Brasileira Metrologia Legal e Qualidade (RBMLQ) revelaram que a fiscalização no Brasil alcançou, em 2009, em média, apenas 11% dos estabelecimentos comerciais sujeitos à fiscalização. Em Santa Catarina estima-se que existam mais de 60 mil estabelecimentos que fabricam ou que comercializam algum tipo de produto regulamentado pelo Inmetro.

Com o método de amostragem proporcional e representativa para a fiscalização da qualidade, o Imetro/SC apresentou resultados como melhor distribuição e impacto dos esforços de fiscalização no mercado; otimização do uso da força de trabalho; aumento da produtividade dos fiscais e eliminação de tendenciosidade nas fiscalizações.