Menu fechado

Projeto GNV Seguro amplia segurança e combate conversões clandestinas em SC

Primeira experiência foi apresentada em posto de combustível de Florianópolis

Santa Catarina está inovando com iniciativa inédita no País na segurança de veículos movidos a Gás Natural Veicular. O Sistema GNV Seguro tem o objetivo de evitar acidentes no abastecimento de veículos com instalação irregular de GNV, bem como combater o uso de equipamentos clandestinos.

O programa permitirá a identificação dos veículos regularizados com rapidez e praticidade, por meio da leitura do chip contido no Selo GNV (documento certificado pelo Inmetro, que deve ser apresentado durante o abastecimento). O piloto do projeto foi apresentado ontem, em Florianópolis, e o sistema validado. Caso o sistema identifique irregularidade no selo, a bomba de abastecimento será bloqueada.

“O Sistema GNV Seguro, apresentado hoje, em Florianópolis, é um projeto pioneiro, inédito no país. Tem o objetivo de aumentar ainda mais a segurança de toda a cadeia de Gás Natural Veicular no nosso Estado, para que, tanto usuários, quanto profissionais, que trabalham no abastecimento nos postos de combustíveis, possam estar mais seguros”, avalia Rudinei Floriano, presidente do Imetro-SC (Instituto de Metrologia de Santa Catarina).

CINQUENTA MIL VEÍCULOS IRREGULARES

Estima-se que atualmente em torno de 50 mil veículos encontram-se com sistema de Gás Natural Veicular (GNV) instalado de forma clandestina em Santa Catarina, em um universo que conta com frota aproximada de 100 mil unidades regularizadas no Departamento de Trânsito (Detran-SC).

“São veículos com kits de procedência duvidosa, instalados por empresas sem competência técnica atestada pelo Imetro-SC. Sem realizar a inspeção periódica anual em organismo acreditado pelo Inmetro, e sem realizar a regulamentação junto ao Detran-SC”, explica Eduardo Maran Bueno, do Comitê GNV Seguro e presidente da Associação Catarinense dos Organismos de Inspeção (ACOI).

“O ponto mais eficaz para combater esse mercado clandestino é impedir que o contraventor abasteça o seu veículo”, completa Rudinei Floriano, presidente do Imetro-SC. Agora, o próximo passo do Comitê GNV Seguro é buscar adequações à Lei 16.402, junto a Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

Olavo Moraes
Assessor de Comunicação
olavo@imetro.sc.gov.br
Instituto de Metrologia de Santa Catarina – IMETRO
Fone: 55 (48) 99960-8906 e 55 (48) 3381-5240