Menu fechado

PRESIDENTE DO IMETRO/SC PARTICIPA DE AUDIÊNCIA COM MINISTRO

Ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços recebe representantes dos Órgãos Delegados

O Ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, recebeu na última quarta-feira, 10, representantes dos 26 órgãos delegados dos Institutos de Pesos e Medidas (IPEM) de todo o país. O Presidente do Inmetro, Carlos Augusto de Azevedo, também participou da Audiência. Na oportunidade, o Ministro anunciou que está empenhado na liberação dos recursos contingenciados do Inmetro.

Segundo o Ministro, o contingenciamento atual, além de prejudicar a rede estadual de fiscalização, não contribui para o ajuste fiscal. “Pelo contrário, o resultado sobre as contas públicas é exatamente o inverso, dado que o contingenciamento dessas despesas gera um impacto negativo sobre as arrecadações”, assinalou Marcos Pereira. Na audiência, o ministro informou que já levou o assunto ao Ministério do Planejamento e ao presidente Michel Temer.

Segundo os representantes dos IPEMs os problemas orçamentários do Inmetro têm impactado os órgãos delegados. Eles informaram que, atualmente, o repasse feito pelo Inmetro é insuficiente. Consequentemente, a arrecadação cai. Outra preocupação é o processo de sucateamento, que vai se acelerar caso a situação atual seja mantida, uma vez que não estão ocorrendo investimentos e há grandes dificuldades de manutenção de veículos e outros equipamentos.

A Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade Industrial do Inmetro (RBMLQ-I) é composta por 26 órgãos delegados, sendo 23 da estrutura dos governos estaduais, um órgão municipal (Fortaleza – CE), e duas superintendências do Inmetro (Rio Grande do Sul e Goiás). O Inmetro, como órgão executivo central do Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Sinmetro), é competente para exercer o poder de polícia administrativa nas áreas de Metrologia Legal e Avaliação da Conformidade. O Instituto pode delegar suas competências a outras entidades, os assim chamados órgãos delegados, tais como os IPEMs estaduais.