Menu fechado

Presidente do Imetro-SC participa da 2ª Reunião Plenária da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade-Inmetro

O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) realizou, nos dias 4 e 5 de novembro, na sede do Inmetro em Brasília, a 2ª Reunião Plenária da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade-Inmetro (RBLMQ-I) de 2021, encontro periódico, com a participação da diretoria do Inmetro e dos dirigentes dos órgãos estaduais que executam as atividades delegadas em todo o país.

“A plenária é fundamental para fazermos o alinhamento estratégico, e conhecer as suas necessidades individuais, estimulando a atuação cada vez mais eficiente e integrada. Além de ser o momento propício de avaliarmos os resultados do novo convênio que foi celebrado este ano, muito mais robusto, e planejarmos as próximas ações. Precisamos trabalhar em harmonia para atender os anseios da sociedade, com produtos cada vez mais seguros, sempre em prol do desenvolvimento econômico e tecnológico do país”, afirmou Marcos Guerson, presidente do Inmetro.

Na opinião do presidente do Instituto de Metrologia de Santa Catarina (Imetro-SC), Rudinei Luiz Floriano, a reunião foi muito importante não só pela presença da grande maioria dos dirigentes da Metrologia e Qualidade do país, “mas pelas discussões sobre o modelo de gestão da RBMLQ (Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade). Outros temas importantes também foram discutidos como a fiscalização e inspeção de cargas perigosas, fraude em bombas de combustível e o transporte de cargas secas, e além de algumas inovações que trarão muitos benefícios para Santa Catarina. Será um grande avanço para este setor”, concluiu Rudinei.

Os órgãos delegados são os braços executivos do Inmetro nos Estados, e eles são responsáveis pelas verificações e inspeções de instrumentos de medição, pela fiscalização da conformidade dos produtos e pelo controle da exatidão das indicações quantitativas dos produtos Pré-medidos. Por meio da atuação da RBMLQ-I, as atividades do Inmetro chegam a todo o país.