Operação Volta às aulas do Imetro/SC fiscaliza materiais escolares

Operação segue até a sexta-feira, 7

O Instituto de Metrologia de Santa Catarina (Imetro/SC) iniciará na próxima segunda-feira, 3, a operação Volta às Aulas. Fiscais do órgão percorrerão papelarias e demais lojas que estejam vendendo produtos que constem nas listas de material escolar. A operação ocorre na Grande Florianópolis e nas coordenadorias regionais de Tubarão, Joinville, Itajaí e Chapecó até sexta-feira, 7.
Serão analisados produtos como cadernos, cola, tintas, massa de modelar, papel dos tipos A4 e cartolina e fitas adesivas. Os produtos serão analisados no comércio e se verificado alguma irregularidade, serão encaminhados ao laboratório do Instituto para testes. De acordo com o presidente do Imetro/SC, Luiz Carlos Silva, a fiscalização ocorre o ano todo, porém é intensificada neste período em razão da grande procura por materiais escolares. “O consumidor não tem como saber se o número que está escrito no produto corresponde à quantidade real, e esse é o papel do Imetro/SC, verificar e dar segurança a compra da população”, comenta.

Além da fiscalização, o Imetro/SC alerta o comércio para uma legislação que passará a valer em 2015. A partir de fevereiro do ano que vem, todos os produtos só poderão ser colocados à venda com a marca do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).