Menu fechado

Operação Verão do Imetro reprova mais de sete mil produtos têxteis em Santa Catarina

Nove estabelecimentos foram notificados

Na tarde desta quarta-feira (12), o Instituto de Metrologia de Santa Catarina (Imetro/SC) divulgou o resultado da Operação Verão realizada no polo têxtil do Estado, no Vale do Itajaí. A fiscalização ocorreu entre os dias 3 a 7. Ao total, foram mais de 95 mil produtos têxteis fiscalizados em 50 estabelecimentos, sendo que 8,23 % (7.900) apresentaram irregularidades e nove estabelecimentos foram notificados. Entre os produtos verificados estão biquínis, sungas, maiôs, shorts, saídas de banho, camisetas, roupão de banho, bermudas e toalhas.

De acordo com a regulamentação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), qualquer artigo têxtil deve trazer informações obrigatórias em português como: dados do fabricante ou importador, CNPJ, país de origem, composição têxtil, cuidados de conservação e indicação de tamanho. Os comerciantes notificados têm um prazo de dez dias para apresentação da nota fiscal do produto.

A Operação Verão faz parte do calendário nacional do Inmetro e busca retirar do mercado produtos que possam causar problemas à saúde da população. “É importante que o consumidor observe as informações indicadas, principalmente a composição têxtil, para evitar problemas como alergias”, comenta o presidente do Imetro/SC, Luiz Carlos Silva.

Denúncias, dúvidas ou reclamações do consumidor podem ser feitas à Ouvidoria do Imetro/SC pelo telefone 0800-6435200 ou pelo e-mail ouvidoria@imetro.sc.gov.br.