Menu fechado

OPERAÇÃO ESPECIAL LUX

Observa a segurança de lâmpadas

No período de 11 a 15 de abril a Gerência de Fiscalização de Produtos do Imetro/SC realizou a Operação Especial Lux, focando as ações fiscais em lâmpadas de diversos tipos, variadores de luminosidade e luminárias de emergência.

Estes produtos são regulamentados pelo Inmetro devendo portanto atender requisitos de segurança e, em alguns casos, de eficiência energética, além de ostentarem informações importantes aos consumidores, como a voltagem, a tensão elétrica e a capacidade luminosa.

Um dos requisitos exigidos pela regulamentação destes materiais elétricos é a proibição do uso de material ferroso nas partes destinadas à condução de energia, de forma a evitar a corrosão e acidentes decorrentes de curto-circuito, informa Alexandre Soratto, da Diretoria de Fiscalização da Qualidade.

Foram realizadas 24 visitas em estabelecimentos comerciais em diversas cidades do Estado, com 202 ações fiscais em diferentes tipos de produtos, totalizando 20.243 unidades inspecionadas. Todos os produtos estavam conformes.

De acordo com o Presidente Elmis Mannrich, é uma grande satisfação observar que 100% dos produtos fiscalizados estão conformes, o que demonstra que as ações do Instituto ao longo dos últimos meses está produzindo os efeitos desejados, dentre eles a segurança dos consumidores catarinenes.