Menu fechado

OPERAÇÃO ESPECIAL CASA E JARDIM

Aparelhos elétricos são fiscalizados

O Instituto de Metrologia de Santa Catarina realizou, entre os dias 9 e 13 de maio, a Operação Especial Casa e Jardim, para observar a conformidade em relação à segurança de aparelhos e equipamentos de uso doméstico e rural.
Os fiscais percorreram o comércio varejista e atacadista para verificar a certificação e a existência do selo de conformidade do Inmetro em produtos como: churrasqueira elétrica para uso externo; lavadora elétrica de alta pressão; eletrificador de cercas (doméstico ou rural); roçadeira/aparador elétrico de grama; pistola elétrica de solda; aparelho elétrico de aquecimento de sauna; assoprador elétrico para limpeza de jardins; tesoura elétrica para corte de grama e escada metálica. Estes itens tem certificação compulsória, devem ostentar o selo do Inmetro e devem atender a requisitos mínimos de segurança, que reduzem a chance de ocorrência de acidentes.
Foram realizadas 63 ações fiscais, totalizando 499 produtos inspecionados, resultando na constatação de apenas uma marca de produto irregular que foi apreendida e o comerciante foi notificado para apresentar os documentos fiscais que comprovem a origem do produto.