Operação Abastecimento Seguro do Imetro fiscaliza abastecimento de GNV em Joinville

O Instituto de Metrologia do Governo de Santa Catarina, órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), realizou a Operação Abastecimento Seguro para fiscalização nos dispenser (bombas) de Gás Natural Veicular (GNV), em Joinville, região Norte do Estado. A ação, que ocorreu entre os dias 14 e 17 desta semana, teve como objetivo verificar se a quantidade combustível pago pelo cliente estava de acordo com o que foi abastecido. Fiscais do Imetro também verificaram as condições de segurança dos dispenser de GNV.

“Para este tipo de fiscalização foi feito um serviço integrado com o cliente do posto, pois fiscais só podem fazer a verificação no momento em que o carro está sendo abastecido, por isso tivemos uma atuação em conjunto com os clientes que aceitaram em contribuir”, explica o diretor de Metrologia Legal, Hercílio de Oliveira Bez.

Ao total foram fiscalizados 26 instrumentos, destes, quatro foram interditados, quatro reprovados e 18 aprovados. Entre as irregularidades encontradas estão equipamentos que não atenderam os requisitos técnicos e metrológicos, apresentando erros de medição e, sequência de dígitos de indicação queimados, entre outros. De acordo com o procedimento do Inmetro, para os dispenser interditados foram abertos processos administrativos, com direito de resposta do responsável. E para os reprovados, há um prazo de dez dias para o conserto.

Denúncias

Consumidores que desconfiarem de irregularidades devem entrar em contato pela Ouvidoria do Imetro-SC pelo e-mail ouvidoria@imetro.sc.gov.br.

Instituto de Metrologia de Santa Catarina

Mônica Foltran | comunica@imetro.sc.gov.br