Menu fechado

Ônibus escolares passam por inspeção do Imetro/SC

Em 2014, mais de 50 veículos passaram pela verificação

Na manhã desta segunda-feira, 16, os técnicos do Instituto de Metrologia de Santa Catarina (Imetro/SC), inspecionaram oito ônibus destinados ao transporte escolar. Os veículos serão utilizados no transporte de alunos das cidades de Anitápolis, Rio Rufino, Treze de Maio, Painel, Balneário Rincão, Morro Grande e Treviso.

O objetivo da inspeção é garantir condições de acesso mais seguro às crianças que utilizam o transporte para frequentarem as escolas. Segundo o presidente do Imetro/SC, Luiz Carlos Silva, todos os veículos que fazem o transporte escolar tem itens de segurança certificados pelo Inmetro. “Os ônibus são equipados com um dispositivo automático que impede a abertura da porta, quando em movimento”, exemplificou.

Ainda faz parte da inspeção a verificação de para-choques mais altos para enfrentar as irregularidades das estradas, apoio de braços, existência e funcionamento de cronotacógrafo e outros. “Ao total, são mais de 100 itens vistoriados para então o veículo receber o selo de certificação do Inmetro”, destacou Silva.

Entre os meses de janeiro a maio, o Imetro/SC inspecionou mais de 50 ônibus do programa Caminho da Escola.