Novas bombas de combustível terão certificação digital do Inmetro

Troca será gradual em período de 15 anos

Um dos objetos mais fraudados no país, as bombas de combustíveis terão segurança a mais a partir de dezembro, quando o consumidor ganha nova ferramenta para garantir a qualidade do produto. O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) só vai aprovar novos modelos de medidores de combustíveis líquidos (gasolina, diesel e etanol) que tenham certificação digital. O objetivo é impedir a ocorrência de fraudes no abastecimento ao consumidor. A troca será gradual, em período de 15 anos.

Rudinei Floriano, presidente do Imetro-SC (Instituto de Metrologia de Santa Catarina), esclareceu que a aprovação de novos modelos de bombas medidoras não significa, que, todas as atualmente em uso, serão substituídas instantaneamente no mercado: “A substituição será feita de forma gradativa, em função da data de fabricação da bomba, e terá o período máximo de 15 anos”.

Para o Imetro-SC, à medida que os postos comecem a efetuar a substituição das bombas por equipamentos com certificação digital, os consumidores irão à procura de bombas mais confiáveis. “A concorrência entre os postos de combustíveis vai determinar que a iniciativa para adaptação à certificação digital parta dos proprietários. Quem tiver uma bomba mais segura, terá um atrativo maior para o consumidor”, argumenta o presidente do Imetro-SC.

“O Imetro atua de forma a garantir a isonomia e a qualidade dos serviços prestados, visando mais qualidade e consequentemente, mais segurança jurídica, tanto para consumidor, quanto aos empresários. Desta forma, fomentamos o desenvolvimento econômico no Estado”, reforça o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Lucas Esmeraldino.

Evitando fraudes

As bombas medidoras têm um componente que faz a medição e um mostrador que apresenta o resultado para o consumidor. O Inmetro observou que muitas das fraudes ocorriam na comunicação entre a medição e a indicação do resultado. “Com esse sistema de certificação digital, o Inmetro garante que o resultado da medição é assinado digitalmente, de tal maneira que a gente sabe que a informação que chega no indicador realmente foi produzida pelo medidor”, explica o chefe do Setor de Medição de Fluidos do Inmetro, Edísio Alves Júnior.

Alves Júnior explicou que a maioria das bombas medidoras tinha funcionamento baseado em sistemas mecânicos: “Com o passar dos anos, os dispositivos eletrônicos tomaram conta de tudo, inclusive dos instrumentos de medir, especialmente das bombas medidoras. Começamos a observar o crescimento das fraudes eletrônicas, e percebemos que os requisitos que a gente tinha para bombas medidoras não estavam adequados a essa nova realidade. Daí surgiu a certificação digital”.

Fique por dentro

Aprovação de Modelo – É a decisão reconhecendo que o modelo de um instrumento de medição ou medida materializada satisfaz as exigências regulamentares. Esta decisão é tomada após a realização da Apreciação Técnica, que consiste de exame realizado por meio de estudo da documentação, inspeção visual e ensaios, em um ou mais exemplares do modelo, conforme definido nos Regulamentos Técnicos Metrológicos (ITM).

Olavo Moraes
Instituto de Metrologia de Santa Catarina – IMETRO