Menu fechado

Medidores de Energia Elétrica

Como o IMETRO/SC contribui para a sua conta de energia

Alguns consumidores questionaram o IMETRO/SC a respeito do vídeo que viralizou na internet sobre a possibilidade da tensão inferior a 220V aumentar o valor de consumo nas contas de energia do Estado. O IMETRO/SC informa que os medidores de energia elétrica estão sujeitos ao controle metrológico legal do INMETRO, regulamentado através das Portarias 285/2008, 587/2012 e 586/2012 dentre outras. Tais regulamentos incluem a realização de vários ensaios de provação de modelo em vários níveis de tensão e corrente.

Além disso, a regulamentação metrológica prevê a execução de ensaios de verificação inicial em praticamente 100% dos instrumentos antes de serem postos a venda, de forma a prover confiança nas medições através da garantia metrológica.

Com relação a denúncia recebida, entramos em contato com o Setor de Medição de Grandezas Elétricas da Diretoria de Metrologia Legal do INMETRO, que esclareceu a improcedência da alegação do vídeo, já que os instrumentos que estão projetados para medir energia elétrica ativa, incluem dentro de seus cálculos, a medição tanto de tensão como de corrente e que, portanto, é natural que uma diminuição da tensão provoque um aumento na corrente sem alteração no consumo de energia.

O INMETRO e o IMETRO/SC esclarecem que os limites de variação de tensão na rede de distribuição de energia são regulamentados pela ANEEL e que, em caso de dúvidas com relação ao medidor de energia,o consumidor pode solicitar à distribuidora a realização de verificação metrológica. Caso não fique satisfeito com o resultado, o consumidor pode solicitar uma segunda verificação ao IMETRO/SC.