Menu fechado

Medidas que nos rodeiam

Talvez você nem perceba, mas todos os dias estamos sujeitos a inúmeros tipos de medidas e medições que impactam de alguma forma nossas vidas.
Eu sou Alexandre Soratto, presidente do Instituto de Metrologia de Santa Catarina, e te digo que o Imetro-SC está mais perto do que você imagina.

Desde o momento que acordamos e acendemos a luz, esta eletricidade é medida por um medidor de energia elétrica.
Ao tomarmos banho ou escovarmos os dentes, consumimos água que é medida em um aparelho chamado hidrômetro.
Quando abastecemos o carro, pagamos por um combustível que é medido por uma bomba medidora de volume.

No supermercado, na padaria, no açougue, compramos produtos que são “pesados” em balanças.
Até mesmo quando vamos ao médico, somos submetidos a medições importantes como temperatura, peso e pressão arterial.

E, uma dúvida muito comum no meio de tantas medições é: podemos confiar nos resultados destas medidas?
O Inmetro e sua rede de órgãos fiscalizadores em todo o Brasil trabalham para que a resposta a esta dúvida seja SIM. O nosso objetivo é propiciar confiança para estas medições que ocorrem no nosso dia a dia.

Todos estes instrumentos de medição citados devem ter seus modelos aprovados pelo Inmetro. Após fabricados ou importados, são submetidos a uma verificação metrológica inicial, antes de serem comercializados.

Quando em uso, seja no comércio ou na indústria, os instrumentos passam por verificações periódicas e fiscalizações para assegurar o controle metrológico ao longo da vida útil do medidor. Este trabalho é realizado por uma rede de órgãos vinculados ao Inmetro, presentes em todos os estados do país. Aqui em Santa Catarina, o Órgão delegado do Inmetro é o Instituto de Metrologia de Santa Catarina – Imetro-SC.

Além dos instrumentos de medição, o Inmetro e os órgãos fiscalizadores vigiam também as medidas de produtos pré-embalados, que são aqueles medidos e etiquetados, acondicionados ou não, sem a presença do consumidor.
Os produtos pré-embalados estão por todo lugar. Boa parte deles são vendidos em supermercados, padarias, agropecuárias, lojas de materiais de construção e farmácias, dentre outros. São produtos que passaram por medições de massa (peso), volume, dimensões ou de número de unidades, sem o acompanhamento dos consumidores.

A metrologia legal protege os consumidores, assegura a justa concorrência no mercado, e contribui para a confiança das medidas que nos rodeiam.
E agora eu vou deixar alguns canais de contato, caso queira tirar dúvidas, fazer sugestões, reclamações ou elogios. Pode ser pelo e-mail ouvidoria@imetro.sc.gov.br ou pelo telefone 0800 643 5200.

Um abraço e tenha um ótimo dia.

Alexandre Soratto, é presidente do Instituto de Metrologia de Santa Catarina – Imetro/SC.