Menu fechado

Mais de 20% dos veículos de carga fiscalizados rodam com o cronotacógrafo sem aferição do Inmetro no Oeste do Estado

Ao todo, foram fiscalizados 749 veículos nos municípios de Maravilha, Chapecó e Concórdia

O Instituto de Metrologia de Santa Catarina (Imetro/SC) divulgou nesta segunda-feira, 4, o resultado da operação de fiscalização de cronotacógrafos no Oeste do Estado. As fiscalizações ocorreram entre os meses de fevereiro a outubro, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal e Estadual e apontaram que mais de 20% dos veículos de carga a com peso bruto total superior a quatro mil quilos e de transporte de passageiros com mais de dez lugares rodam com o equipamento irregular.

Ao todo, foram fiscalizados 749 veículos nos municípios de Maravilha, Chapecó e Concórdia, sendo que 154 apresentaram irregularidades, como a não aferição do equipamento. Para o presidente do Imetro/SC, Luiz Carlos Silva, o número de irregularidades é preocupante. “O equipamento é considerado a caixa-preta obrigatória em caminhões, ônibus e vans e os números de irregularidades continuam altas”, comenta Silva.

O cronotacógrafo é um instrumento ou conjunto de instrumentos destinado a indicar e registrar, de forma simultânea, inalterável e instantânea, a velocidade e a distância percorrida pelo veículo, em função do tempo decorrido assim como os parâmetros relacionados com o condutor do veículo, tais como: o tempo de trabalho e os tempos de parada e de direção.

A fiscalização observa se o instrumento conserva as características do modelo aprovado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), se as ligações necessárias ao seu correto funcionamento estão devidamente conectadas e lacradas e seus componentes sem qualquer alteração.