Menu fechado

Mais de 16,7 mil kits de GNV são verificados no Plano Nacional de Vigilância de Mercado

Na segunda semana do Plano Nacional de Vigilância de Mercado, fiscais do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e de seus órgãos delegados em todo o País verificaram 16.752 kits de Gás Natural Veicular (GNV), para checar se atendiam os requisitos de segurança previstos nos regulamentos e apresentavam o selo do Inmetro.  Em Santa Catarina foram mais de 2000 componentes do sistema de instalação do kit veicular verificados. Nas ações, os técnicos também orientaram instaladores, comerciantes e consumidores sobre a importância de fazer a conversão segura do carro.

Em todo o país, foram identificadas 106 irregularidades, o que representa 0,6% do total verificado. “O Inmetro atua em diversas frentes para garantir a segurança das instalações de GNV: registra oficinas de conversão, acredita os organismos de inspeção e, por meio de seus órgãos delegados, faz a vigilância de mercado. Reforçamos a importância de que os usuários procurem prestadores de serviço que compõem essa rede e observem se os equipamentos são certificados”, esclareceu o presidente do Inmetro, Márcio André Brito.

Confira o passo a passo para fazer a conversão segura de veículos:

Solicitar autorização junto ao órgão de trânsito estadual, para a inclusão do sistema de GNV.
Em seguida, procurar uma oficina registrada junto ao Inmetro.
Após a conversão para o sistema de GNV, levar o veículo em um Organismo de Inspeção Acreditado (OIA) pelo Inmetro para a emissão do Certificado de Segurança Veicular (CSV) e do selo GNV.
Retornar ao órgão trânsito para alteração da categoria para o sistema de GNV.
Na hora do abastecimento, apresentar o selo de GNV dentro da validade, o que garante que o veículo atende às normas de segurança.
Uma vez ao ano, retornar ao organismo de inspeção para inspeção periódica.
A cada cinco anos, fazer a requalificação do cilindro em uma oficina registrada junto ao Inmetro.

Plano Nacional de Vigilância de Mercado

O Plano Nacional de Vigilância de Mercado começou no dia 11 de abril e terá duração de 90 dias. A cada semana, o foco será em um produto diferente. As operações têm caráter orientativo e os estabelecimentos em que forem encontradas irregularidades serão instruídos a corrigir os procedimentos. Em caso de reincidência, estarão sujeitos às penalidades previstas em lei, com multas que variam de R$ 100 a R$ 1,5 milhão.

Ouvidoria

Consumidores que desconfiarem de irregularidades devem entrar em contato pela Ouvidoria do Imetro-SC pelo e-mail ouvidoria@imetro.sc.gov.br ou pelo telefone 0800 643 5200 (segunda a sexta-feira, das 12h às 19h).