Menu fechado

Luiz Carlos Silva encontra com presidente do Inmetro

presidente do Imetro parabeniza pela atenção do Inmetro dada à mandado de segurança

Na última terça-feira (17) o presidente do Instituto de Metrologia de Santa Catarina, Luiz Carlos Silva, parabenizou o presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), João Alziro Herz da Jornada, juntamente com o procurador dr. Marcelo Martins, pela atenção dada ao mandato de segurança impetrado pela Associação Brasileira de Descartáveis (Abrad) à Norma Brasileira (NBR)14865, que trata de copos descartáveis.

O Inmetro, por meio do procurador Martins, tratou de cassar a referida liminar para que as empresas atendam a NBR 14865. A norma obriga a verificação da resistência mínima à compressão lateral do copo descartável, simulando o ato de segurar o copo. A falta de resistência pode acarretar problemas para o consumidor, que frequentemente recorre ao uso de 02 copos, um dentro do outro, para poder segurar líquidos quentes sem se queimar, ou evitar que o líquido entorne. “ o copo deve apresentar a resistência mínima exigida. Para os copos plásticos de 50 ml a resistência mínima deve ser de 1,63g e os copos de 200 ml devem apresentar resistência mínima de 0,85g.

Na oportunidade, Silva acompanhou a reunião com os presidentes dos Órgãos Delegados do Inmetro, que tratou do novo convênio de delegação e competência aos órgãos delegados, a partir de dezembro de 2013.