Juventude e experiência na metrologia catarinense

Noa 15 anos do Imetro, destacamos dois servidores que representam a velha e a nova geração na autarquia

No aniversário de 15 anos do Imetro, nesta sexta-feira, dia 28 de fevereiro, destacamos dois profissionais que representam a velha e a nova geração na autarquia. Dois exemplos de dedicação e profissionalismo. Antônio Alfredo Marquetti, 69 anos, meio século dedicado a metrologia em Santa Catarina, e Cristiano da Conceição, 41 anos, engenheiro ambiental.

Meio século de conhecimento

Antônio Marquetti, cinquenta anos dedicados a metrologia. Servidor modelo, sem sequer uma falta no currículo profissional. Mais antigo metrologista em atividade no país, começou a trabalhar no escritório regional de Itajaí, sua terra natal, em 1970, quando as atividades no Estado ainda eram supervisionadas pelo Ipem (Instituto de Pesos e Medidas) do Paraná.

“As estradas eram muito ruins, então a gente usava veículos com tração nas quatro rodas para ter um melhor acesso”, lembra Marquetti, que completa 70 anos no próximo mês de julho. À época, os escritórios regionais trabalhavam com as picapes Jeep Willis.

“Minha vida é dedicada a metrologia”, enfatiza convicto. E o amor à profissão, segue até hoje. “Tenho a satisfação de vir trabalhar todos os dias”. Respeitado pelos colegas, e profissional reconhecido, Antônio Marquetti é referência do Imetro-SC em todo o Estado. “Já viajei muito por Santa Catarina”, aponta.

Se as atividades na metrologia preenchem seus dias de trabalho, é na arte da marcenaria que realiza seus momentos de lazer: “Gosto muito de construir móveis, tenho prazer em fazer peças de madeira”. E é em uma mesa confeccionada por ele, onde a família se reúne aos finais de semana. “Cabe todo mundo”, ressalta com breve sorriso.

Duas décadas de dedicação

Cristiano da Conceição cursou Engenharia Ambiental. É formado pela Unisul (Universidade do Sul de Santa Catarina). Foi Metrologista Destaque em 2018. Dedicou a carreira profissional ao Imetro-SC. Concursado, é um dos expoentes da nova geração de profissionais do Instituto de Metrologia de Santa Catarina. São duas décadas de dedicação a autarquia.

“Já fiz de tudo, passei por diversas áreas”, destaca Cristiano, com orgulho. Ele, que ingressou em 2001, como trabalhador terceirizado, quando o órgão era tão somente uma superintendência do Inmetro nacional. Mais tarde, em 2010, passou no concurso público, e foi efetivado no órgão.

Ao longo da carreira na metrologia de Santa Catarina, Cristiano destaca momento ímpar: “Conhecer os laboratórios do Inmetro nacional no Campus de Xerém, no Rio de Janeiro, foi especial”. E não é para menos, as instalações no bairro da cidade carioca de Duque de Caxias, integram o maior complexo laboratorial de metrologia construído na América Latina.

Hoje, com a experiência de vinte anos como Técnico em Atividades de Fiscalização, Cristiano encara o desafio da chefia. “No trabalho de supervisor, o reconhecimento e o respeito dos colegas são fundamentais”, enfatiza. E é com essa vivência e a dedicação ao trabalho, que, quando sai de casa rumo a sede do Imetro-SC, em São José, reafirma sua convicção: “Trabalho para a sociedade, com competência e dedicação, por isso, tenho satisfação no atendimento público”.

Olavo Moraes
olavo@imetro.sc.gov.br