Menu fechado

Instituto de Metrologia irá fiscalizar venda de lâmpadas incandescentes com potência até 60W

Lâmpadas Incandescentes deixam o mercado

Desde o dia 1 de julho, lâmpadas incandescentes com potência até 60W que não atenderem a níveis mínimos de eficiência energética não podem mais ser comercializadas no país. Conforme o Instituto de Metrologia de Santa Catarina (Imetro/SC), a regulamentação eleva o mercado com modelos com mais eficiência. As residências que substituírem as lâmpadas incandescente de 60W para as fluorescentes vão ter uma boa economia, destaca Elmis Mannrich, presidente do Imetro/SC. A lâmpada incandescente pode aparentar ser mais barata porque custa menos na hora da compra, mas, em geral, a fluorescente compacta é quatro vezes mais econômica e dura de oito a dez vezes mais.

Serão fiscalizados estabelecimentos comerciais de todo o Estado. Os comerciantes, fabricantes e importadores que não estiverem de acordo com a legislação estão sujeitos a multas, previstas por lei, que variam de R$ 100 à R$ 1,5 milhão. Lâmpadas incandescentes de 100W, 150W e 200W já foram retiradas do mercado e as com potência entre 25W e 40W deixarão de ser comercializadas em 30 de junho de 2016. A partir de 2017 as que não alcançarem a eficiência mínima serão retiradas do mercado.

A medida adotada está de acordo com a legislação do Comitê Gestor de Indicadores e Níveis de Eficiência Energética (CGIEE), coordenada pelos ministérios de Minas e Energia (MME); Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), que determina ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) a fiscalização no mercado.