Menu fechado

Inmetro disponibiliza tabela do 5º ciclo do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular

Etiquetagem Veicular 2013, coordenado pelo Inmetro e de adesão voluntária.

Vinte e cinco fabricantes participam da 5ª edição do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular 2013, coordenado pelo Inmetro e de adesão voluntária. Ao total são 327 modelos que exibirão a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia, a ENCE, afixada em seus vidros – até 2012 eram 151 modelos e nove fabricantes. A ENCE classifica os modelos quanto à eficiência energética na sua categoria e traz outras informações, como a autonomia em km por litro de combustível na cidade e na estrada, e a emissão de CO2, um dos gases responsáveis pelo efeito estufa e uma das novidades do ciclo. Confira a tabela completa neste link.

A exemplo do que já ocorre para refrigeradores, aparelhos de ar condicionado, fogões e fornos a gás, televisores, lâmpadas e outros produtos, os veículos recebem etiqueta com faixas coloridas de “A” (mais eficiente) até “E” (menos eficiente). “Com a adesão de 25 fabricantes, 70% do volume de vendas no mercado nacional sairá da fábrica em 2013 etiquetado. O objetivo é estimular que o consumidor procure a etiqueta para comparar veículos de uma mesma categoria, auxiliando-o a tomar uma decisão de compra consciente”, alertou Alfredo Lobo, diretor da Qualidade.

Os veículos serão avaliados em categorias, são elas: subcompactos, compactos, médios, grandes, carga derivado, comercial e fora-de-estrada, “SUV – sport utility vehicle”, minivan, comercial e carga/derivado. Segundo a tabela 2013, veículos 1.0 subcompactos foram os mais econômicos, tanto no ciclo urbano quanto no ciclo estrada, em ambos combustíveis (gasolina e etanol). Automóveis que atingirem a classificação máxima no PBEV (‘A’) serão premiados adicionalmente com o Selo CONPET, da Petrobras.

“Houve uma melhora de 5% na média dos consumos dos veículos A subcompactos em relação ao ciclo 2012 e de 1% dos veículos A compactos, ou seja, o maior volume de vendas no mercado nacional, reduzindo em média 4,2% a emissão de CO2 para atmosfera nestas duas categorias”, completou Lobo.

A tabela do quinto ciclo do PBEV, contemplando todos os modelos e a suas respectivas classificações, já está disponível na página do Inmetro na internet, www.inmetro.gov.br/pbe, acessando o link “Tabelas de Eficiência” e abrindo as tabelas referentes ao PBE Veicular.

Coordenado pelo Inmetro, em parceria com o programa CONPET conduzido pela Petrobras, o PBE Veicular foi lançado em novembro de 2008, no Salão do Automóvel, em São Paulo, com cinco montadoras e 54 modelos de veículos.

Economia de combustível – Um carro subcompacto, que é um dos segmentos mais comercializados no Brasil, faz em média 12,3 km com um litro de gasolina, contra 9,2 km dos menos eficientes. Num percurso diário de 40 km, em um ano, a economia pode ultrapassar R$ 950, ao optar pelo veículo classe A. Em cinco anos, o valor é superior a R$ 4,7 mil, o que representa até 20% do valor do próprio veículo.

Etiqueta de 2013 traz a informação sobre o CO2 – A informação sobre as emissões de CO2 é uma das novidades da 5ª edição do programa.

Inovar-Auto – O novo regime automotivo que valerá a partir de 2013 prevê desconto no IPI para as montadoras que atingirem metas de redução de consumo de combustível. Dos três critérios relacionados, terão de cumprir dois, entre eles a adesão ao PBE Veicular.

Sobre o CONPET – É um programa do Governo Federal, vinculado ao Ministério de Minas e Energia, executado com apoio técnico e administrativo da Petrobras, criado em 1991, para estimular a eficiência no uso da energia em diversos setores.