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Imetro/SC reprova mais de 80 produtos na Operação Páscoa

Mais de 40 produtos foram reprovados pela Metrologia e outros 40 pela Qualidade

O Instituto de Metrologia de Santa Catarina (Imetro/SC) apresentou nesta quarta-feira (27) resultado final da Operação Páscoa. A fiscalização ocorreu em produtos que são procurados nessa época do ano, como chocolates, ovos e pescados congelados. Como resultado, dos 2353 produtos examinados, 146 foram encaminhados ao laboratório para análise detalhada, sendo que do total e 40 foram reprovados pelo Imetro, o que representa 27,4%.

As principais marcas reprovadas apresentaram irregularidades com o peso do produto, sendo elas Nestlé, Master Foods, Marilan, Arcor e Pandurata. (Bauducco). A operação atingiu municípios das coordenadorias regionais de Chapecó, Itajaí, Tubarão, Joinville e de São José. No ano de 2012, o Imetro/SC verificou mais de 10 mil produtos, sendo que 177 deles foram reprovados,

Ainda na operação Páscoa, a coordenadoria regional de Chapecó, fiscalizou e reprovou 42 brinquedos em produtos de Páscoa (brinquedos em ovos). Ao total, foram analisados 13.541 produtos em 38 estabelecimentos.

Os consumidores que quiserem comunicar alguma irregularidade podem entrar em contato com o Imetro/SC pelo telefone 0800 6435200 ou pelo endereço eletrônico ouvidoria@imetro.sc.gov.br

Dicas para a compra de produtos
(fonte: Ipem/SP)

Ovos de chocolate

– Se o ovo de chocolate traz brinquedo como brinde, verificar na embalagem se está estampada a frase “Atenção: contém brinquedo certificado no âmbito do Sistema Brasileiro da Avaliação da Conformidade”. Também é obrigatória a indicação de faixa etária ou, se for o caso, uma frase que informe que não existe restrição de faixa etária. Somente essas informações garantem que o brinquedo passou por testes e não vai oferecer risco à criança.

– Ovos de chocolate, bombons, demais chocolates, colombas ou qualquer produto embalado deve apresentar, de forma clara, a indicação do peso líquido na sua embalagem. Esta indicação deve referir-se somente ao peso do produto, desconsiderando o valor da embalagem e dos brindes, se houver.

– A numeração dos ovos serve apenas como referência. Ou seja, não se pode dizer que um produto com numeração maior pesa mais, pois cada marca adota uma escala diferenciada de tamanho.

Na compra de pescados

– Se vai comprar peixe fresco em feira ou mercados, o consumidor deve acompanhar a pesagem do produto, que deve ser realizada à sua vista, bem como o momento de embalar.

– Caso o consumidor solicite que o peixe seja embalado com gelo para que fique protegido e preservado durante o trajeto para sua casa, deve ficar atento se o vendedor não o pesará depois de acrescentar o gelo. Quem compra deve pagar pelo peixe, não pelo gelo!

– Se vai comprar peixe em conserva, pré-embalado e congelado, o consumidor não tem como mensurar a quantidade exata do produto devido a presença da embalagem. De qualquer maneira, uma dica é solicitar a conferência do peso do produto numa balança do próprio estabelecimento, levando em conta o peso líquido do pescado mais o peso adicional da embalagem.

– Quando levar para casa um pescado com muito gelo, repare se ao prepará-lo, ele rende o mesmo tanto que o está habituado a consumir.