Menu fechado

Imetro-SC realiza Operação Na Medida Certa

O Instituto de Metrologia de Santa Catarina (Imetro-SC) realizou a Operação Páscoa na Medida Certa em mercados públicos e peixarias do Estado. Na semana que antecede à Pascoa, foram vistoriadas balanças em oito municípios de Santa Catarina: Florianópolis, São José, Joinville, Criciúma, Tubarão, Içara, Chapecó e Itajaí. Foram visitados 50 estabelecimentos revendedores de frutos do mar, onde foram fiscalizadas 84 balanças.

O diretor de Metrologia Legal do Imetro-SC, Hercílio de Oliveira Bez, avalia como positivo o resultado da Operação: “nosso objetivo é garantir uma relação comercial justa, tanto para o comerciante como para o consumidor”.

De acordo com o Diretor, das 84 balanças fiscalizadas, 06 foram reprovadas por apresentarem irregularidades. Uma delas foi interditada, por apresentar falha no visor que indica a pesagem. As demais balanças reprovadas estavam com outras irregularidades, inclusive com erros contra o vendedor.
Nos casos da balança interditada, o proprietário responderá processo administrativo com amplo direito à defesa, podendo ser multado ao final do processo.