Menu fechado

Imetro-SC realiza blitz em cronotacógrafos no Norte do estado

Imetro-SC realiza blitz em cronotacógrafos no Norte do estado

A ação foi realizada no posto de passagem de caminhões na região de Itapema

O Instituto de Metrologia do Governo de Santa Catarina divulgou nesta terça-feira, 03, o resultado das fiscalizações de cronotacógrafos, mais conhecido como tacógrafos. A ação foi realizada no posto de passagem de caminhões na região de Itapema, Norte do estado, com registros fotográficos, ou seja, sem abordagem.

Durante quatro horas de operação, foram realizados 660 registros fotográficos, dos quais, 86 estavam com sua verificação do instrumento vencidos, o que equivale a 13% de irregularidades constatadas. Em todos os casos irregulares será aberto um processo administrativo, com direito à defesa.

O diretor de Metrologia Legal do Imetro-SC, Hercílio de Oliveira Bez explica a importância dos instrumentos. “Os cronotacógrafos, popularmente conhecidos por tacógrafos, são instrumentos que registram a velocidade do veículo e o tempo de direção dos motoristas de forma precisa e contínua, isso ajuda a monitorar os motoristas respeitando os limites de velocidade, e as regulamentações do tempo de direção, o que contribui para a redução de acidentes nas estradas”, destaca.

Controle

Cronotacógrafo é o instrumento que indica e registra, de forma simultânea, inalterável e instantânea, a velocidade e a distância percorrida pelo veículo, assim como indica também dados relacionados ao condutor do veículo, tais como: o tempo de trabalho; período de parada e de direção.
A verificação dos cronotacógrafos tem como principal objetivo assegurar que as medições realizadas por esses instrumentos sejam confiáveis, de acordo com os requisitos estabelecidos pelo Inmetro, servindo como importante ferramenta em prol da sociedade.

Ouvidoria

Consumidores que desconfiarem de irregularidades devem entrar em contato pela Ouvidoria do Imetro-SC pelo e-mail ouvidoria@imetro.sc.gov.br ou pelo telefone 0800 643 5200 (segunda a sexta-feira, das 12h às 19h).

Instituto de Metrologia de Santa Catarina
Mônica Foltran | comunica@imetro.sc.gov.br
Fone: (48) 3665- 5275