Menu fechado

IMETRO/SC Participa do Primeiro “ROTASC, inovação é nosso combustível”

Região Sul do Estado reúne empresários, governo e academia em um evento pioneiro

A região Sul de Santa Catarina deu mais um passo em prol do desenvolvimento sustentável, com o primeiro “ROTASC, inovação é nosso combustível”, uma realização da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) em parceria com a Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), a Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc) e a Associação Municípios Região de Laguna (Amurel), e que trouxe para o palco, o secretário de Estado e Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), Lucas Esmeraldino, com sua equipe técnica. O evento pioneiro no Estado, reuniu lideranças, empresários e acadêmicos.

Secretário Lucas Esmeraldino destacou que a tecnologia é o caminho que Governo traça para impulsionar os jovens para um diálogo aberto e participativo sobre as ações da SDE também estiveram presentes, os presidentes: da Junta Comercial de Santa Catarina (JUCESC), Juliano Chiodelli, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Fábio Holthausen e do Instituto de Metrologia de Santa Catarina (Imetro/ SC), o Subtentente Rudinei Floriano, assim como o diretor de qualidade ambiental do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Fábio Castagna da Silva.

A interação ficou por conta da participação do público e da população, por meio de perguntas gravadas aos convidados, sobre empreendedorismo, inovação e sustentabilidade. A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, propositora do encontro, e o secretário da SDE, Lucas Esmeraldino responderam sobre as ações desempenhadas em prol da comunidade e as projeções futuras.

“A tecnologia é o caminho que Governo traça para impulsionar os jovens. Os Centros de Inovação, que estão sendo implantados, já começam a quebrar barreiras de emprego e começam a dar oportunidades para os jovens que saem do mercado de trabalho. Os Centros de Inovação vão conectar as pessoas e essa conexão é que torna nosso compromisso uma realidade”, destacou o secretário da SDE, Lucas Esmeraldino salientando o trabalho em prol do Centro de Criciúma que está sendo encaminhado em parceria com a Acic (Associação Empresarial de Criciúma) e com a Unesc.

A reitora salientou sua expectativa com relação ao trabalho do governo. “Esperamos do Estado esta continuidade dos projetos desenvolvidos com as universidades comunitárias, que vêm passando por um histórico fortalecimento. Minha expectativa é de que o Governo siga tendo esse olhar especial em prol da comunidade, do desenvolvimento da ciência e da tecnologia. Precisamos fortalecer nosso setor produtivo por meio daquilo que produzimos aqui na academia”, destacou Luciane.

Na segunda rodada de debate estiveram à frente dos questionamentos os representantes das vinculadas também puderam salientar o trabalho realizado em cada uma das instituições. “A Fapesc está muito próxima tanto no fomento da tecnologia e da inovação, com o incentivo de eventos onde, inclusive, quatro deles irão acontecer no Sul do Estado. Temos vários programas, como por exemplo, o Sinapse da Inovação, que já completou 10 anos e é uma oportunidade de tirar a ideias do papel. Estamos atuando em todo Estado e a ideia é aproximar as regiões”, destacou o presidente Holthausen.

O presidente da Jucesc, Juliano Chiodelli, falou sobre as ações da Junta Comercial para acelerar o processo de abertura de empresas e fomentar o empreendedorismo. “Estamos mudando a regra do jogo, onde o estado acredita na palavra do empreendedor. 85% das empresas abertas no Estado, são de baixo risco sanitário. A ideia do projeto piloto que ocorre em Jaraguá do Sul, o SC Bem Mais Simples, é abrir empresas com base na autodeclaração do empresário que depois, será devidamente, fiscalizada pela Junta Comercial. Em Jaraguá do Sul, das 1.170 empresas abertas, 78 % foram em dois dias, esse é o modelo que queremos levar para Santa Catarina”, destacou.

O diretor de qualidade ambiental do IMA, Fábio Castagna da Silva Ima destacou a força-tarefa de desburocratização do órgão que recebe cerca de 18 mil processos de licenciamento por ano e disponibiliza de 160 servidores. “O IMA trabalha com tecnologia e inovação para vencer estas barreiras”, frisou.

Já o presidente do Imetro falou sobre a atuação do órgão, no Estado e no Sul. “Temos o escritório regional em Tubarão e que atende 46 municípios. Só para se ter uma ideia, são 18 mil instrumentos, entre balanças comerciais, bombas de combustíveis e diversos, que são fiscalizados aqui na região”, observou.

Já na reta final do encontro puderam fazer explanações e tirar dúvidas dos presentes o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovações, Sandro Yuri Pinheiro, a coordenadora especial de Integração e Planejamento Ambiental, Thays Saretta, a diretora de Empreendedorismo e Competitividade, Letícia Duarte Lemos, e a diretora de Recursos Hídricos e Saneamento, Jaqueline Isabel de Souza. Todos puderam destacar as principais questões de atuação em suas áreas e apontar os caminhos que estão sendo trilhados em prol de melhores resultados.

Interação
Para a reitora da Universidade, a noite foi um momento de aproximação de extrema importância. “Acredito que tenha sido um marco importante para o desenvolvimento no Sul do Estado. A vinda do secretário e de sua equipe nos faz acreditar que a relação entre Universidades, poder público, setor produtivo e comunidade é o caminho e que a inovação é mais do que uma necessidade, é o caminho para o desenvolvimento”, pontuou.

A avaliação do secretário da SDE é de que o Rota SC já pode ser considerado um sucesso. “Esta aproximação da comunidade, universidade, equipe técnica e os presidentes das vinculadas, é algo fundamental para humanizar o atendimento e trocar conhecimentos. Indo na comunidade, na região, eles conseguem visualizar in loco, entender as demandas, as reivindicações e, aproximar, cada vez mais, o governo do Estado com quem de fato faz o Estado: os cidadãos. Este encontro vai inspirar, não tenho dúvidas, a promoção de outros, em todas as regiões do Estado”, destacou.

Fonte: Jornalista: Mônica Foltran (Assessoria de Comunicação SDE)