Menu fechado

Imetro/SC participa de operação no Vale do Itajaí

Fiscalização de Cronotacógrafo

O Instituto de Metrologia de Santa Catarina (Imetro/SC), vinculado a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), participou no último dia 06 em Blumenau e dia 07 em Gaspar, da operação de fiscalização preventiva no transporte de produtos perigosos, ação essa coordenada pela Defesa Civil Estadual, nas rodovias da região.

Na fiscalização foram verificados os equipamentos Cronotacógrafo, instrumento de uso obrigatório pelo Código de Trânsito Brasileiro para veículos de transporte e de condução escolar, transporte de passageiros com mais de dez lugares e os de carga com peso bruto total superior a 4,536 toneladas. Com objetivo de indicar e registrar a velocidade e a distância percorrida no tempo de direção no veículo em que está instalado, permitindo determinar o tempo de direção e de parada dos condutores. Além disso, permite a reconstituição e a elaboração de laudos técnicos em caso de acidente com produção de provas aceitas legalmente.

Foram abordados nessa fiscalização 450 veículos, sendo 56 proprietários notificados à regularizar o instrumento de Cronotacógrafo. Essa é uma ação muito importante, os resultados apresentados nas operações mostram que muitos veículos que transportam produtos perigosos transitam com problemas no referido equipamento, vendo assim a necessidade de mantermos parcerias para futuras operações em vários pontos do estado. Explica o Presidente do Imetro/SC, Elmis Mannrich.