Menu fechado

Imetro-SC participa da reunião de Verificação de VTRs

Uma reunião movimentou os órgãos delegados do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) que tratou da prorrogação da certificação dos veículos VTRs (Veículos Tanque Rodoviários). A proposta inicial do órgão nacional foi pela prorrogação por mais dois anos para a verificação de cada veículo, assim que o documento de validade de circulação esteja com a data para vencer. No entanto, os representantes dos estados foram, na sua grande maioria contrários, já que – segundo as opiniões – aumentam as chances de acúmulo de trabalho no período.

Outros assuntos discutidos na área de veículos tanques foram os melhoramentos no Regulamento Técnico Metrológico com a finalidade de manter a segurança nas medições e ainda facilitar as operações de verificações para os proprietários de caminhões. As resoluções exportas pelos dos estados serão encaminhadas à Procuradoria Federal do Inmetro para avaliar as viabilidades legais para as aplicações.

Em Santa Catarina, quem executa esta atividade é o Imetro, que emite o Certificado de Verificação Metrológica atestando a capacidade volumétrica do tanque utilizado no transporte de carga líquida. O prazo de validade é de dois anos para VTR (Transporte Tanque Rodoviário). E com a constatação da necessidade, o Imetro-SC deverá implantar em breve dois novos postos de verificação de VTR. Uma unidade em Tubarão e outra em Chapecó. A cidade de Itajaí segue na rotina das verificações diárias. “Após a instalação desses dois novos postos, no Oeste e no Sul do Estado, o atendimento das necessidades das empresas de carga e VTR serão atendidas com mais eficiência e agilidade”, afirmou o presidente do Imetro-SC, Rudinei Floriano.