Menu fechado

Imetro-SC orienta como evitar fraude na bomba de combustível

Consumidor pode exigir teste com medida de volume

Um dos equipamentos mais fraudados do Brasil são as bombas de combustível. E o golpe mais comum, é a chamada “bomba baixa” – quando o equipamento entrega menos combustível do que é registrado. Se você suspeita que a quantidade abastecida no tanque do carro é menor do que a registrada na bomba, denuncie ao Imetro-SC. E saiba que é possível solicitar um teste nos postos.

O exame serve para averiguar se as medidas que aparecem na bomba são as mesmas que estão entrando no tanque. É feito com uma medida de volume. Todo posto de combustível é obrigado a tê-la. Para o consumidor saber se não está sendo lesado, basta acompanhar o enchimento do recipiente observando a bomba.

A tolerância é de 60 ml para baixo. Caso ultrapasse esse limite, você pode fazer uma denúncia ao Instituto de Metrologia de Santa Catarina, pelos canais ouvidoria@imetro.sc e pelo telefone 0800 6435200.

“A importância da metrologia legal é a de garantir que a quantidade de combustível comprado, seja entregue. Mas é preciso deixar claro que é fundamental usar a medida de volume, com lacre do Inmetro, no teste. Porque só ele tem a garantia da exatidão de 20 litros” ressalta Rudinei Floriano, presidente do Imetro-SC. “Portanto, nunca use qualquer outro recipiente para medir a quantidade de combustível, na iminência da conferência não ter validade”.

O presidente do Instituto de Metrologia de Santa Catarina, lembra, também, a importância do uso do vasilhame adequado na compra de combustível avulso: “Somente podem ser utilizados recipientes com selo do Inmetro, como por exemplo, os Galões de Combustível de 5 litros”.

Caso o posto não tenha a medida de volume padrão de 20 litros aferida e lacrada pelo Inmetro, você também pode denunciar à autarquia estadual. Para registrar sua manifestação, quanto mais informações você tiver sobre o posto, como CNPJ, razão social, endereço e distribuidora, melhor. Esses dados ficam em adesivos aplicados nas bombas e no quadro de avisos do posto de combustível. O cupom fiscal é outro item importante neste contexto, pois contém todas informações do estabelecimento comercial.

Olavo Moraes
Assessor de Comunicação
olavo@imetro.sc.gov.br
Instituto de Metrologia de Santa Catarina – IMETRO
Fone: 55 (48) 99960-8906 e 55 (48) 3381-5240