Menu fechado

Imetro-SC inspeciona mais de 13 mil fios e cabos elétricos em operação do Plano Nacional

O Instituto de Metrologia do Governo de Santa Catarina encerrou a fiscalização de fios, cabos e cordões elétricos. A ação, que tem requisitos técnicos legais a serem observados para a fabricação e comercialização, faz parte de mais uma etapa do Plano Nacional de Vigilância de Mercado, uma operação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) realizada em Santa Catarina pelo Imetro-SC.
Foram verificados, por amostragem, 13.860 produtos de várias marcas e modelos. Fiscais da área de Qualidade do Imetro realizaram mais de 150 ações, em nove cidades catarinenses, e encontraram aproximadamente 4% de irregularidades.


“A maioria das irregularidades está na resistência elétrica acima da máxima permitida pelo Inmetro. Nossos fiscais utilizam equipamento para verificar se a conformidade e, havendo irregularidade, o produto é coletado para novo ensaio em laboratório”, explica o diretor de Fiscalização e Qualidade, Maurício Nazário.
O presidente do Imetro, Alexandre Soratto, comenta que a maior preocupação do Instituto é com as fraudes, tanto no diâmetro, quanto na composição dos produtos.
“Fios ‘desbitolados’ ou com misturas de outros metais ao cobre são responsáveis pelo aumento da resistência elétrica, o que pode causar superaquecimento na fiação, curto circuitos, e até incêndios, além de aumentar o gasto de energia e poder comprometer o funcionamento de aparelhos elétricos”.
Soratto recomenda aos consumidores a não usarem em suas instalações prediais os cabos fabricados para uso em automóveis (os “autoflexíveis”) que são mais baratos, mas que não atendem os requisitos do Inmetro para uso em edificações. Estes cabos trazem a marcação da norma NBR 11.853. A recomendação é usar os fios e cabos certificados com a marca de conformidade do Inmetro.

Ouvidoria
Consumidores que desconfiarem de irregularidades devem entrar em contato pela Ouvidoria do Imetro-SC pelo e-mail ouvidoria@imetro.sc.gov.br ou pelo telefone 0800 643 5200 (segunda a sexta-feira, das 12h às 19h).

Mais informações para a imprensa:
Mônica Foltran
Assessoria de Comunicação
Instituto de Metrologia de Santa Catarina – Imetro – SC
Fone: (48) 3665- 5275 / 99696-1366
E-mail: comunica@imetro.sc.gov.br
Site: www..imetro.sc.gov.br