Menu fechado

Imetro-SC/Inmetro formam mais quatro agentes de Metrologia Legal

Curso iniciou em março e foi dividido em quatro módulos e a prática supervisionada

Foi encerrado o Curso de Formação de Agentes de Metrologia Legal., formando os servidores Ângelo Parcianello Siqueira, Fabiano Henrique, Renata Santos da Silva e Rogério dos Santos. Foram ministradas as práticas supervisionadas de Produtos Pré-Medidos e de Calibração de Padrões, onde os alunos conquistaram notas expressivas. O curso foi promovido pelo Centro de Capacitação – Cicma do Inmetro, iniciado em março deste ano com os módulos teóricos pela plataforma Ambiente Virtual de Aprendizagem onde foram fundamentadas as diferentes áreas da fiscalização e verificação como Metrologia Legal e Avaliação da conformidade.

O curso foi dividido em quatro partes (Módulos I, II, e III além da Prática Supervisionada), com avaliações, notas e aprovações independentes. Já o Pré-Medidos foi ministrado pelo técnico em atividades de Fiscalização, Supervisor Jeferson Faria Domingues e Instrumentos foi ministrada pela técnica em atividades de Fiscalização, Supervisora de Calibração de Padrões, Marilânia dos Santos. Além disso foram realizadas como: prática supervisionada de balanças; prática supervisionada de bomba medidora de combustíveis líquidos; prática supervisionada de esfigmomanômetros; e prática supervisionada de taxímetro.

Entre os objetivos específicos deste estudo os alunos aprenderam como compreender os fundamentos da metrologia e da metrologia legal (avaliação da conformidade e acreditação); identificar e aplicar a legislação em vigor; realizar verificações, levando em consideração as condições externas e o nível de exatidão requeridos; e identificar as principais características de uma fraude eletrônica em instrumentos e sistemas de medição, entre outras.