Menu fechado

Imetro/SC inicia aferição de radares na BR-101

Ao total, serão seis equipamentos de fiscalização eletrônica de velocidade aferidos

O Instituto de Metrologia de Santa Catarina (Imetro/SC) iniciou na madrugada desta terça-feira, 27, a aferição dos radares instalados entre os trechos 202 a 213 da rodovia BR-101, trechos localizados na Grande Florianópolis. Ao total, serão seis equipamentos de fiscalização eletrônica de velocidade aferidos pelo técnicos para conferiram se os equipamentos estão dentro do padrão para coibir os excessos da velocidade acima de 80 km.

A Resolução 141/02 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determina que os meios tecnológicos usados para detectar infrações de trânsito devem ser de modelos aprovados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). De acordo com o presidente do Imetro/SC, Luiz Carlos Silva, os equipamentos sem a regulamentação do Instituto não podem multar o cidadão.

Para a verificação do radar, um equipamento de controle de velocidade é instalado no automóvel do fiscal do Imetro/SC o qual identifica a velocidade real do veículo. Com ele, mantêm-se o controle metrológico do radar. “O processo de medição consiste em passar com o carro do Instituto no ponto de monitoramento, então a velocidade aferida pelo radar é comparada com a do carro”, explica Silva.

Os radares estão localizados nos quilômetros 202 (norte/sul); 205, 206, 211 e 213 (norte)