Menu fechado

Imetro-SC inaugura primeiro laboratório de Segurança de Produtos de Santa Catarina

Laboratório

A cidade de Tubarão, no Sul do Estado, vai contar com o primeiro Laboratório de Segurança de Produtos de Santa Catarina, um dos únicos do Brasil com uma estrutura moderna e equipada para realização de testes. O evento de inauguração, que ocorreu nesta sexta-feira, 24, na Regional do Instituto de Metrologia do Governo de Santa Catarina (Imetro-SC), contou com a presença do secretário da Indústria, do Comércio e do Serviço (Sicos), Silvio Dreveck, do secretário da Casa Civil, Estêner Soratto, do presidente do Instituto, Alexandre Soratto, o representante do Inmetro, órgão federal, Valnei Cunha, e demais autoridades.

“A inauguração deste Laboratório de Segurança representa um marco no compromisso sólido com a qualidade dos produtos em nosso estado, fortalecendo a confiança dos cidadãos. Um passo significativo para garantir que os itens cheguem às mãos dos consumidores de maneira correta e segura. Juntamente com o nosso governador Jorginho Mello, estamos investindo no bem-estar da sociedade e no fortalecimento da credibilidade dos produtos consumidos pela população. Juntos, construímos um futuro mais seguro e confiável para todos”, destacou o secretário da Sicos, Silvio Dreveck.

O presidente do Imetro, Alexandre Soratto, falou sobre a importância do Instituto como aliado dos bons empresários. “A entrada de produtos fraudulentos prejudica a boa empresa, por meio de uma concorrência predatória. E o que estamos fazendo, a pedido do governador Jorginho Mello, é tornar o Imetro um aliado do empresário, aproximar o Instituto do bom empreendedor, e a melhor maneira de fazer isso é identificando e retirando do mercado produtos fraudulentos. Neste sentido a função do Laboratório vai ser essencial para identificar irregularidades nos produtos”, disse.

O presidente do Imetro destacou que o laboratório vai possibilitar a realização de ensaios específicos para verificar a conformidade dos produtos, bem como, a segurança, de acordo com a regulamentação do Inmetro. ”É um importante passo na proteção dos consumidores catarinenses e no combate às fraudes e à concorrência desleal que tanto prejudicam as boas empresas de Santa Catarina”, disse Soratto.

Para o pesquisador em Metrologia e Qualidade do Inmetro, Valnei Cunha, o laboratório representa um grande avanço para os consumidores de Santa Catarina pois, agrega mais confiança nos produtos comercializados. “A inauguração deste laboratório pode ser considerada um marco para a área de vigilância de mercado e fiscalização de produtos regulamentados. Ainda temos muito a avançar e a materialização deste projeto, fruto do investimento e esforço do Imetro-SC, trará bons resultados para os consumidores com produtos mais seguros e confiáveis”, disse.

Áreas de atuação

O laboratório atuará, inicialmente, em três áreas: combate à fraude em fios e cabos elétricos; aumento na segurança de brinquedos; e avaliação da presença de metais pesados em bijuterias. “Por exemplo, brinquedos, aqueles que são utilizados por crianças até três anos, onde é proibido possuir partes pequenas, pois a portaria não permite, serão feitos ensaios nos laboratórios que atestam a segurança destes produtos”, explica Cunha.

Escrito por:

Mônica Foltran | IMETRO

Assessoria de imprensa do IMETRO/SC – Instituto de Metrologia de Santa Catarina