Menu fechado

Imetro-SC fiscaliza tijolos e blocos para construção civil

Mais de 130 mil tijolos foram vistoriados pelo Instituto de Metrologia do Governo de Santa Catarina (Imetro-SC). A ação faz parte do Plano Nacional de Vigilância de Mercado, lançado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e que conta com o apoio de todos os órgãos delegados no país. A fiscalização teve foco em componentes cerâmicos para alvenaria, como tijolos e blocos para construção civil.

O destaque positivo foi para os fabricantes fiscalizados em Tijucas e Canelinha, pois as amostras ensaiadas apresentaram 100% de conformidade, salienta o presidente do Imetro, Alexandre Soratto, que completa: “este trabalho é muito importante pois um pequeno erro, por exemplo, de apenas 1cm nas dimensões dos tijolos, pode acarretar um aumento superior a 10% no custo das paredes da edificação”.

Fiscais do Imetro-SC se dividiram em oito ações e percorreram cidades do Norte do estado. Foram constatadas irregularidades na ordem de 20% das unidades inspecionadas, tanto nas dimensões, quanto nas inscrições obrigatórias. Segundo o diretor de Fiscalização da Qualidade, Maurício Marques Nazário, boa parte da produção de Santa Catarina é de tijolos com medidas de 11,5X19,0X19,0 cm e 14,0X19,0X19,0 cm.

Novas ações
Cada semana da operação ocorre a fiscalização de diferentes produtos. Nesta semana estão sendo fiscalizados máquinas de lavar e refrigeradores. Nas próximas, serão cronotacógrafos e segurança de brinquedos. Os cronotacógrafos são instrumentos destinados a indicar e registrar, de forma simultânea e instantânea, a velocidade e a distância percorrida pelo veículo, em função do tempo decorrido.

Ouvidoria

Os consumidores que desconfiarem de irregularidades devem entrar em contato com a ouvidoria do Imetro-SC pelo telefone 0800 643 5200 ou pelo e-mail: ouvidoria@imetro.sc.gov.br.