Menu fechado

Imetro-SC fiscaliza e orienta sobre a segurança dos capacetes

O Instituto de Metrologia do Governo de Santa Catarina (Imetro-SC) fiscalizou, entre os dias 24 e 28, mais de 1.500 capacetes. A segurança destes produtos foi alvo da terceira semana das ações do Plano Nacional de Vigilância de Mercado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e de seus órgãos delegados em todo o país, que teve início em 11 de abril e terá duração de 90 dias. No estado, a boa notícia é que não foram encontradas irregularidades.

“O capacete é o item mais importante para a segurança do motociclista e deve passar nos testes da certificação. Devem conter a marca do Inmetro. Ela é a garantia de que o capacete passou pelos testes e é seguro”, explica o diretor de Fiscalização da Qualidade do Imetro-SC, Maurício Marques Nazário.

Fiscais do Imetro-SC estiveram nas cidades de Caçador, Fraiburgo, Videira, São José, Itajaí e Tubarão, onde visitaram estabelecimentos que comercializam capacetes utilizados nos ciclomotores, motonetas e motocicletas, como dispositivo de segurança. Caso sejam encontradas irregularidades, os responsáveis são instruídos a corrigir os procedimentos.

“O objetivo do Imetro é a conformidade e a segurança de todos os produtos e, portanto, o fato desta operação não ter encontrado irregularidades nos capacetes comercializados em Santa Catarina demonstra que estamos no caminho certo”, salienta o presidente do Imetro-SC, Alexandre Soratto.

Cuidados que o motociclista deve ter com o seu capacete:

O capacete é um bem durável e não tem data de validade. No entanto, os fabricantes recomendam que o mesmo seja substituído em caso de choque, pois as fissuras decorrentes do impacto podem ter comprometido a estrutura e a capacidade de proteção.
Os fabricantes recomendam também a substituição a cada cinco anos, mesmo que não tenha sofrido nenhum choque, por conta do envelhecimento dos materiais e da deformação da forração.
O capacete tem duas etiquetas de identificação da certificação. A primeira é um adesivo redondo fixado por fora, na parte posterior, na região da nuca. A outra etiqueta é costurada na alça do pescoço.

Denúncias

Consumidores que desconfiarem de irregularidades devem entrar em contato pela Ouvidoria do Imetro-SC pelo e-mail ouvidoria@imetro.sc.gov.br ou pelo telefone 0800 643 5200 (segunda a sexta-feira, das 12h às 19h).