Imetro-SC e Polícia Civil finalizam Operação Black Fuel nos postos de combustíveis

Com alusão ao Black Friday, o Instituto de Metrologia do Governo de Santa Catarina (Imetro-SC) e a Polícia Civil Estadual concluíram a operação Black Fuel, que teve como foco as bombas de combustíveis. Deflagrada no último dia 20 e que seguiu até sexta-feira, 24, agentes fiscalizaram postos, em oito cidades simultaneamente.

Foram verificados 22 postos de combustíveis que totalizaram 247 bombas medidoras fiscalizadas, destas, oito foram reprovadas para conserto e três interditadas por apresentarem erros de abastecimento em desfavor do consumidor. Não foram constatadas fraudes. Os erros encontrados decorriam de desgaste das peças ou má conservação dos instrumentos.

Com a com alusão ao Black Friday, o Instituto de Metrologia do Governo de Santa Catarina e a Polícia Civil Estadual concluíram a operação Black Fuel, que teve como foco as bombas de combustíveis. Deflagrada no último dia 20 e que seguiu até sexta-feira, 24, agentes fiscalizaram postos, em oito cidades simultaneamente.
Operação Black Fuel teve como foco as bombas de combustíveis
Por parte do Imetro, fiscais verificaram se a quantidade de combustível registrado nas bombas estava de acordo com a quantidade solicitada pelo consumidor, além de requisitos de segurança e meio ambiente, como a integridade da mangueira e dos bicos de medição.

A Operação contou com o apoio das Delegacias Especializadas da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC)

Ação conjunta

A Operação contou com o apoio da Delegacia de Investigação de Crimes Ambientais e Crimes contra as Relações de Consumo (DCAC) e da Delegacia de Repressão aos Crimes Fazendários (DFAZ), ambas Delegacias Especializadas da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC). A DCAC ficou responsável pela fiscalização da ocorrência de Crimes contra as Relações de Consumo. Por sua vez, a DFAZ fiscalizou possíveis sonegações fiscais.

O diretor de Metrologia do Imetro, Hercílio de Oliveira Bez, explica que quando são encontradas irregularidades que prejudiquem o consumidor, o Imetro notifica com um auto de infração e o empresário tem um prazo de 10 dias para apresentar a defesa. Nos casos mais graves, a bomba é interditada. “Este tipo de fiscalização ocorre frequentemente pelos fiscais do Imetro e, nesta, contamos com a parceria da Policia Civil. Ações, estas, que são muito importantes para reprimir possíveis fraudes e corrigir irregularidades nas bombas que possam prejudicar tanto o consumidor como o próprio proprietário do posto”, alerta.

Ouvidoria

Consumidores que desconfiarem de irregularidades devem entrar em contato pela Ouvidoria do Imetro-SC pelo e-mail ouvidoria@imetro.sc.gov.br ou pelo telefone 0800 643 5200 (segunda a sexta-feira, das 12h às 19h).

Instituto de Metrologia de Santa Catarina
Mônica Foltran | comunica@imetro.sc.gov.br