Menu fechado

Imetro/SC divulga saldo da operação Dia das Mães

Instituto de Metrologia realiza operação especial

O Instituto de Metrologia de Santa Catarina (Imetro/SC), órgão vinculado a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), fiscalizou, entre os dias 22 e 30 de abril, cerca de 41 estabelecimentos do comércio formal de Santa Catarina. A operação denominada Dia das Mães teve como foco produtos têxteis, como roupas femininas e artigos de cama, mesa e banho. A fiscalização teve como intuito verificar o cumprimento da regulamentação do Inmetro, explica Leandro Comin, técnico de fiscalização da diretoria de qualidade do Imetro/SC.
A regulamentação do Instituto Nacional de Metrologia, qualidade e tecnologia (Inmetro) exige a inclusão em português de informações obrigatórias, sendo elas nome ou razão social, dados do fabricante ou importador, país de origem, composição das fibras ou filamentos, cuidados de conservação e a indicação do tamanho.
Dos 59.021 produtos analisados, 158 foram reprovados, quatro notificações foram emitidas e seis foram coletados para análise em laboratório. As notificações irão gerar processo administrativo junto ao Imetro/SC e os artigos coletados vão para análise laboratorial de composição. Caso as informações sejam diferentes da etiqueta, o fabricante é autuado e responderá processo administrativo junto ao Inmetro. O trabalho no Imetro, junto com o Presidente Elmis Mannrich vai se intensificar, pois sabemos a importância do instituto no dia das pessoas, buscando trazer segurança para o consumidor, explica o Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável Carlos Chiodini.