Menu fechado

Imetro-SC atua forte no combate à Covid-19

Prioridade para produtos de prevenção ao Novo Coronavirus

O Imetro-SC está de volta aos trabalhos presenciais de fiscalização. Em especial atenção aos produtos utilizados na prevenção à Covid-19, como máscaras, óculos, luvas e álcool em gel. Os termômetros clínicos, indispensáveis no combate ao Novo Coronavirus, estão incluídos nessa lista. Por isso, a semana começou com aferição de lotes do equipamento no Instituto de Metrologia de Santa Catarina.

Mais do que nunca, o termômetro passou a ter importância vital na prevenção do contágio em massa do vírus. E neste momento, em que supermercados, hotéis, aeroportos e grandes lojas estão medindo a temperatura dos clientes, a sociedade começa a prestar mais atenção ao uso do equipamento.

E, cada vez mais, torna-se fundamental a garantia do selo de qualidade do Inmetro nos termômetros clínicos. “Porque confirma que esses itens passaram por todos os testes e avaliações, trazendo a segurança necessária para a utilização. Tanto por parte dos profissionais da saúde, quanto pela população” destaca Rudinei Floriano, presidente do Imetro-SC.

No trabalho de aferição dos termômetros clínicos, as peças passam por avaliação de qualidade no laboratório da sede do Imetro-SC, em São José, na Grande Florianópolis. Depois de aprovados, os equipamentos estão em condições de entrar no mercado com a garantia de procedência e qualidade.

Além dos termômetros clínicos, a autarquia trabalha na fiscalização de outros materiais relacionados ao combate da Covid-19, como álcool, álcool em gel, luvas, máscaras, aparelhos de medir pressão, e balanças de clínicas e hospitais.

“O Imetro-SC tem papel fundamental no controle da qualidade de insumos e produtos. Assim, a presença do selo do Inmetro significa que a embalagem atendeu aos critérios de segurança, dando confiabilidade aos consumidores. É importante lembrar que a compra de produtos de fornecedores não autorizados coloca o consumidor, sua família e seus vizinhos em risco, especialmente em relação à propagação do novo coronavírus”, alerta o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Lucas Esmeraldino.

Olavo Moraes
Assessor de Comunicação
olavo@imetro.sc.gov.br
Instituto de Metrologia de Santa Catarina – IMETRO
Fone: 55 (48) 99960-8906 e 55 (48) 3381-5240