Imetro-SC apresenta resultados do primeiro quadrimestre de 2023

O Instituto de Metrologia do Governo de Santa Catarina completou o primeiro quadrimestre de 2023 com resultados positivos e que mostram o avanço das ações, em comparação com o mesmo período de 2022. Houve um aumento de 57% nas ações fiscais do Imetro em Santa Catarina, durante operações deflagradas pelo Inmetro em todo o país. Em relação à segurança, o Instituto estadual realizou 4.136 ações relacionadas a produtos como artigos infantis, eletrodomésticos, capacetes e outros. Os dados foram apresentados pelo presidente do Instituto, Alexandre Soratto, nesta terça-feira, 9.

Foram apreendidas ou interditadas mais de nove mil unidades de produtos com potencial risco à segurança dos consumidores. Já na área da confiabilidade metrológica, foram vistoriados cerca de 37 mil instrumentos de medir em todo o estado, como balanças, bombas medidoras de combustíveis, taxímetros e cronotacógrafos, dentre as quais, 272 apresentaram irregularidades.

Nestes primeiros meses do ano, na área das medidas, o Imetro realizou 11.392 ensaios para conferir o peso, o volume, as dimensões e o número de unidades de produtos da cesta básica de alimentos e de produtos de limpeza, dentre outros. Um aumento de 9,1% em relação ao mesmo período do ano passado.

Treinamento

Na busca constante pela qualificação de seus fiscais, o Imetro viabilizou em Santa Catarina o primeiro treinamento laboratorial de combate a fraudes eletrônicas em bombas de combustíveis, em parceria com o Ipem/SP. “A avaliação é de que o ano começou de forma muito positiva. Por exemplo, este treinamento com nossos fiscais sobre a engenharia das fraudes. É uma capacitação singular que coloca Santa Catarina na vanguarda do conhecimento atualizando nossos fiscais com as últimas técnicas utilizadas no combate as tentativas de burlar a legislação e provocar concorrência desleal”, avalia o presidente do Imetro-SC, Alexandre Soratto.

Metas para 2023
Entre as metas para o ano destacam-se a implantação do Laboratório de Medição de Umidade de Grãos e do Posto de Verificação de Veículos-Tanque Rodoviários no Escritório Regional de Chapecó; a mudança da Unidade Regional de Tubarão para a nova sede, e que contará com Laboratório de Segurança de Produtos; e a aprovação do Estudo Preliminar para a reconstrução do Escritório Regional de Itajaí