Imetro-SC aperfeiçoa fiscalização inteligente de cronotacógrafos em Santa Catarina

Aliando inovação e tecnologia o Instituto de Metrologia do Governo de Santa Catarina deu mais um passo na modernização da fiscalização de cronotacógrafos no Estado. Nesta segunda-feira, 26, o Imetro-SC promoveu a primeira blitz com o novo sistema, após a capacitação técnica, realizada com fiscais de todas as regionais. São fiscalizados veículos, como caminhões, ônibus e transporte escolar, entre outros, que utilizam o instrumento.

Está em teste em Santa Catarina a versão Beta do aplicativo do Inmetro, o SGI – Sistema de Gestão Integrada, que possibilitará aos fiscais levar o sistema para as ruas, no local de fiscalização, trazendo mais agilidade na coleta de dados e transmissão de informações.

“Saímos do offline para o online, o uso do aplicativo no celular nos possibilitará ainda muitos avanços. Na fiscalização dos cronotacógrafos, fiscais poderão fazer as fotos das placas e com o uso do aplicativo e o apoio da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Rodoviária Estadual, guardas municipais, concessionárias de rodovias e outros, ter acesso às informações dos aparelhos de forma muito mais ágil”, explica o supervisor Regional do Imetro na Grande Florianópolis, Evaldo Luiz Leopoldo da Silva.

A gerente de Metrologia Legal, Marilânia dos Santos, explica que essa é a primeira das sete ações programadas para serem realizadas simultaneamente nos cinco escritórios regionais do Imetro.  “Essas ações fazem parte do Programa Imetro de Verificação de Cronotacógrafos, PIV-CRONO, lançado em dezembro do ano passado e que tem como foco a contribuição do Imetro com a segurança no trânsito”, avalia.

A expectativa é dobrar o número de fiscalizações e ultrapassar 5 mil veículos que transportam cargas e passageiros fiscalizados até o final de 2024. O objetivo é garantir que toda a frota que circula nas estradas de Santa Catarina esteja com o cronotacógrafo certificado em dois anos.

“O cronotacógrafo funciona para os caminhões, ônibus e utilitários, como a caixa preta dos aviões”, explica o diretor de Metrologia do Imetro, Hercílio de Oliveira Bez. O instrumento registra vários dados do veículo, como a velocidade, a distância percorrida, os tempos de deslocamento e de parada. “Estas medições são importantes para a segurança nas estradas, pois ajudam a controlar a velocidade das frotas, o tempo de descanso dos motoristas, mas também são fundamentais para as perícias em caso de acidentes.  Por isso a importância que estas medições sejam controladas, que é o nosso trabalho aqui no Imetro”, conclui o diretor.

Instituto de Metrologia de Santa Catarina
Mônica Foltran | comunica@imetro.sc.gov.br