Menu fechado

IMETRO/SC ALERTA

instituto de Metrologia destaca sobre perigo do uso da chupeta customizada

O Instituto de Metrologia de Santa Catarina – IMETRO/SC alerta a população de que as chupetas customizadas podem trazer risco à segurança das crianças. Os adornos podem soltar e causar sufocamento, inclusive levando a morte. Ainda, existe o perigo de intoxicação por conta de colas e adesivos usados para fixar os adornos.
As chupetas para serem comercializadas devem possuir o selo do INMETRO, pois certifica que foram fabricadas mediante normas e regulamentos e ensaiadas nos quesitos químicos, toxicológicos, mecânicos e biológicos. Todavia, a customização feita após a certificação altera as características originais do produto e, portanto, deve ser submetido novamente aos ensaios.
Para que o fornecedor obtenha o certificado de produtos customizados deve atender ao Regulamento de Avaliação da Conformidade, aprovado pela Portaria INMETRO nº 34/2009, disponível no site www.inmetro.gov.br/legislação.
Consumidores que suspeitarem de irregularidade podem manter contato com a Ouvidoria do IMETRO/SC através do telefone 08006435200 das 8h às 12h e das 13h às 17h , ou e-mail ouvidoria@imetro.sc.gov.br