Menu fechado

Imetro/SC alerta para cuidados com produtos de carnaval

Os itens que fazem parte da festa são diversos, vão desde fantasias, confete, serpentina até camisinhas

O Instituto de Metrologia de Santa Catarina (Imetro/SC) dá dicas para que os consumidores não sejam lesados na hora de adquirir qualquer produto de Carnaval. Os itens que fazem parte da festa são diversos, vão desde fantasias, confete, serpentina até camisinhas.

Há fantasias para todos os gostos e idades, as quais devem apresentar informações obrigatórias em português como: dados do fabricante ou importador, CNPJ, país de origem, composição têxtil, cuidados de conservação e indicação de tamanho. Segundo o presidente do Instituto, Luiz Carlos Silva, é importante ficar atento as informações. “É importante saber a composição do material, o que ajuda a evitar reações alérgicas a determinado tipo de tecido, especialmente no caso das crianças”, alerta.

Acessórios como máscaras e brinquedos infantis também devem apresentar a etiqueta do Instituto Nacional de Metrologia Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Elásticos, lantejoulas, paetês, kits de enfeites, óculos, apitos, confetes, serpentinas e outros adereços também complementam as brincadeiras, por isso é necessário ficar atento com relação a quantidade indicada nas embalagens dos produtos.

Todos os etilômetros utilizados pela polícia de Santa Catarina estão aferidos pelo Imetro/SC. Já na compra de preservativos masculinos é importante observar se a embalagem contém a marca do Inmetro e do Organismo de Certificação de Produtos (OCP). Isso garante que o produto passou por testes antes da comercialização.

Em caso de dúvida, irregularidade, os consumidores podem denunciar à Ouvidoria do Imetro/SC, pelo telefone 0800 6435200 ou pelo e-mail ouvidoria@imetro.sc.gov.br.