Menu fechado

Imetro SC adere ao programa REÓLEO

óleos vegetais pré-medidos oriundos de coleta para verificação metrológica serão destinados à reciclagem

Imetro SC adere ao programa REÓLEO

Na tarde desta sexta-feira, 13, o presidente do Instituto de Metrologia de Santa Catarina (Imetro/SC), Luiz Carlos Silva, aderiu ao programa Programa de Reciclagem de Óleo de Cozinha da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ReÓleo). O projeto foi apresentado à Silva pelo gerente de Produtos pré-medidos, Marcos Leandro Gonçalves da Silva.

Com a adesão ao programa, os óleos vegetais pré-medidos oriundos de coleta para verificação metrológica, após analisados serão encaminhados à reciclagem. Em 2012 o projeto colocou Florianópolis no livro do recordes como uma cidade exemplo na reciclagem de óleo de cozinha e a que mais recicla óleo de cozinha no mundo, sendo 18 mil litros de óleo de cozinha em um mês.

O programa surgiu em 1998, na Lagoa da Conceição, com o objetivo de dar destino adequado aos resíduos de óleos vegetais gerados nos restaurantes da região. O ReÓleo objetiva preservar os recursos hídricos, preservar os ecossistemas, reduzi a quantidade de gordura no sistema de coleta e tratamento de esgoto, melhorando sua eficiência e promover a educação ambiental nas escolas e comunidades.

Qualquer pessoa pode participar, recolhendo óleo em casa e levando-o acondicionado em garrafas pet até os pontos de coleta. Confira os pontos de coleta:www.acif.org.br/reoleo/pontos-de-entrega