Menu fechado

Imetro realiza Fórum da Qualidade

Capacitação ocorreu entre os dias 15 a 19 de julho

Entre os dias 15 a 19 de julho, o Instituto de Metrologia de Santa Catarina (Imetro) capacitou os servidores da Diretoria de Fiscalização da Qualidade. Participaram servidores das coordenadorias de Itajaí, Joinville, Chapecó, Tubarão, incluindo técnicos da sede, em Florianópolis. O encontro foi realizado no auditório do Imetro e destacou o aumento das fiscalização entre o ano de 2012 a 2013.

O fórum objetivou mostrou o resultado e o planejamento das atividades da Diretoria de Fiscalização da Qualidade 2012/2013, bem como apresentação de cursos realizados e discussão sobre as portarias relacionadas em 2013; repasse de treinamentos; padronização das atividades de fiscalização e verificação e a necessidades de treinamento e condições de trabalho (equipamentos).

Dentre os temas debatidos, destaque para as fiscalizações da portaria Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade – Inmetro/ MDIC 371/2009 – Requisitos de Avaliação da Conformidade para Segurança de Aparelhos Eletrodomésticos e Similares. O objetivo da regulamentação estabelecida pela portaria é a adequação dos aparelhos eletrodomésticos e similares, importados ou fabricados no país, a requisitos mínimos de segurança.

A Portaria 371/2009 do Inmetro é baseada em normas internacionais da IEC (International Eletrotechnical Commission) para eletrodomésticos e similares e tem o objetivo de aumentar a segurança do usuário desses aparelhos. A obrigatoriedade da certificação aumentará a segurança porque, para receber o selo de identificação da conformidade, os aparelhos serão submetidos a testes de laboratórios e os fabricantes terão a linha de produção auditada periodicamente.

De acordo com o presidente do Imetro, Luiz Carlos Silva, com as novas normas de fiscalização da portaria 371, as ações da diretoria de Qualidade, tiveram um aumento de 20%. “Entre os meses de janeiro à junho de 2013, a Qualidade realizou 3.767 visitas, resultando em 37.274 ações de fiscalização. Isso demonstra que o Imetro está a cada dia mais preocupado em melhorar os serviço oferecidos à população”, comenta o presidente.

A lista completa dos equipamentos regulamentados pela portaria 371 esta disponível em
http://www.inmetro.gov.br/qualidade/prodCompulsorios.asp