Menu fechado

Imetro intensifica fiscalização em brinquedos no comércio de Santa Catarina com Operação Dia das Crianças

Até o encerramento da operação aproximadamente 265 ações e 200 estabelecimentos comerciais devem ser fiscalizados.

O Instituto de Metrologia de Santa Catarina (Imetro/SC), iniciou nesta segunda-feira (30) a Operação Dia das Crianças. A fiscalização objetiva verificar se os brinquedos, mamadeiras, chupetas e bico de mamadeiras exposto ao consumidor possuem a certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). A operação segue até a sexta-feira (4/10). Até o encerramento da operação aproximadamente 265 ações e 200 estabelecimentos comerciais devem ser fiscalizados.

De acordo com o presidente o Imetro/SC, Luiz Carlos Silva, a ação é importante para a sociedade, pois de forma positiva atua na segurança das crianças e na qualidade dos produtos. “Na hora de adquirir um brinquedo, os pais devem observar se o mesmo possui a marca do INMETRO. O selo é a garantia de que o produto é seguro e tem qualidade, pois brinquedos sem o selo podem colocar em risco a segurança das crianças.” comenta Silva.

Os brinquedos não devem ter pontas ou extremidades cortantes e partes ou peças pequenas que possam se desprender com facilidade e provocar acidentes. Também não podem ser fabricados ou pintados com material tóxico, uma vez que as crianças costumam desmontá-los, colocando-os, geralmente, na boca, no nariz e nos ouvidos, aumentando a probabilidade de riscos de asfixia, inalação ou intoxicação. “O que pode transformar os brinquedos em verdadeiras armadilhas se não forem bem projetados para a faixa etária a qual se destinam”, lembra o presidente do Imetro, Luiz Carlos Silva.

O selo do Inmetro, obrigatório em qualquer brinquedo comercializado no Brasil, só é concedido se o brinquedo for aprovado em todos os ensaios aos quais for submetido. No selo devem constar a marca do Inmetro, a marca do organismo acreditador e o foco da certificação que, no caso de brinquedo, é segurança. O selo pode vir diretamente impresso, em etiqueta autoadesiva indelével na embalagem ou afixada ao próprio produto em etiquetas de pano, como no caso de pelúcias. Nos produtos que contém brinquedos como brindes, devem existir informações sobre sua certificação impressas na embalagem do produto.

No ano de 2012, o Imetro/SC fiscalizou 282 produtos, sendo que 84 deles estavam irregulares e foram apreendidos durante a Operação Dia das Crianças.

Dicas ao consumidor:

No ato da compra, exigia o selo de identificação da conformidade ou selo de certificação. Ele demonstra que o produto atente a requisitos mínimos de segurança estabelecidos em normas e regulamentos. Não comprar produtos no comércio informal mas sim no comércio legalmente estabelecido. Os produtos comprados no comércio informal, geralmente mais baratos, na quase totalidade dos casos são produtos irregulares, falsificados e, apenas como exemplo, podem conter substâncias tóxicas na sua composição.

Exija sempre a nota fiscal do estabelecimento onde comprou para que haja responsabilidade social em caso de acidente ou defeito no produto. Antes de entregá-los às crianças, leia atentamente as instruções de uso, que orientam quanto ao uso seguro do produto. Cuidados especiais devem ser observados na retirada das embalagens, que podem ter grampos metálicos, papéis com tintas inadequadas.

Deve ser dada atenção à faixa etária recomendada para o produto. Peças pequenas, em especial, são muito perigosas se usadas por crianças com idades inadequadas. Cabe total atenção nos lares onde existam crianças com diferentes faixas etárias.

Ouvidoria

Os consumidores que reconhecerem produtos irregulares, sem o selo de certificação do Inmetro, podem denunciar pelo telefone 0800 6435200