Menu fechado

Imetro identifica venda de pescado congelado com até 20% a menos do peso indicado

Entre os meses de janeiro a outubro, os fiscais verificaram 103 lotes de pescados congelados

O Instituto de Metrologia de Santa Cataria (Imetro/SC) encontrou alto índice de irregularidades na venda de pescados congelados no Estado. Entre os meses de janeiro a outubro, os fiscais verificaram 103 lotes de pescados congelados, sendo que 29 foram reprovados, um total de 28,15%. A fiscalização objetiva constatar se o peso do produto informado na embalagem é o mesmo do pescado.

A irregularidade constatada está no peso líquido informado nos rótulos. Do produtos analisados, os reprovados estavam com o peso menor do que o declarado. “Os pescados congelados são os produtos que mais apresentam irregularidades nos exames quantitativos e por isto ‘pesam’ no bolso do consumidor. Ao comprar, por exemplo, 1kg de peixe, o consumidor leva pra casa até 20% a menos do indicado no rotulo do produto. Isso se dá pela quantidade de gelo sob o alimento”, comenta o presidente do Imetro/SC, Luiz Carlos Silva.

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inemtro) por meio da portaria nº 38 de fevereiro de 2010, regulamenta os critérios para determinar o peso líquido em pescados, moluscos e crustáceos glaciados, estabelece a retirada do glaceamento como forma de verificar o peso desses alimentos e não prevê a água existente dentro deles. O glaceamento de um produto congelado é a aplicação de coberturas de camada de gelo sob o alimento já congelado. Essa técnica aumenta o período de conservação, uma vantagem para o consumidor. O glaceamento, entretanto, aumenta o peso do alimento no qual ele foi aplicado e não há uma quantidade mínima nem máxima prevista dessa aplicação.

Se o consumidor tiver dúvidas ou suspeitar de qualquer problema no que diz respeito aos produtos, pode ligar gratuitamente para a Ouvidora do Imetro por meio do telefone 0800 6435200, ou pelo endereço eletrônico ouvidoria@imetro.sc.gov.br

Confira a lista de produtos analisados

Abrótea em Posta
Alabote Dente Curvo
Arenque Eviscerado
Cação em Posta
Camarão Pitu
Camarão Rosa
Camarão Sete Barbas
Camarão Vannamei
Camarão Vermelho
Corvina em Posta
Filé de Abadejo
Filé de Abrótea
Filé de Cação
Filé de Congrio Rosa
Filé de Corvina
Filé de Linguado Branco
Filé de Linguado
Filé de Merluza
Filé de Panga
Filé de Pescada Vermelha
Filé de Pescadinha
Filé de Polaca do Alasca
Filé de Tilápia
Kit Risoto
Lula em Anéis
Mexilhão
Paella (camarão, lula, polvo e mexilhão)
Peixe Eviscerado sem cabeça
Posta de Cação Azul
Sardinha Espalmada
Sardinha Inteira